STF forma maioria para anular condenações de Lula na Operação Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na tarde desta quinta-feira (15) para rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. A informações é do G1.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o site, prevaleceu o entendimento pela rejeição do recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin em março de anular as condenações de Lula nos processos envolvendo o tríplex do Guarujá e o sítio de Atibaia.

Oito ministros votaram contra o recurso:

  • Edson Fachin;
  • Alexandre de Moraes;
  • Rosa Weber;
  • Dias Toffoli;
  • Gilmar Mendes;
  • Ricardo Lewandowski;
  • Cármen Lúcia;
  • Luís Roberto Barroso.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os ministros Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux foram favoráveis.

Com o placar de oito a três, as condenações de Lula permanecem anuladas e o petista, elegível.

A decisão, no entanto, não encerra a saga. Agora, o julgamento continuará daqui a uma semana, na quinta-feira (22), quando o Tribunal apreciará a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Fachin anula condenações de Lula

As condenações do ex-presidente da República foram anuladas pelo em março ministro Edson Fachin, relator no STF dos processos da Operação Lava Jato.

Em despacho, o magistrado defendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba e o ex-juiz Sergio Moro não tinham competência para conduzir os processos. Após a repercussão, o ministro Edson Fachin decidiu levar o caso para o Plenário do Supremo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A PGR, por sua vez, recorreu para reverter a decisão.

Ainda segundo informações do G1, a defesa de Lula quer evitar que a decisão do ministro Edson Fachin leve à extinção de outros processos relacionados ao caso, entre eles o qual resultou na declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião