Balanços da semana

Saque extraordinário do FGTS vira alvo de roubo; saiba como se proteger

O número de pessoas que tiveram o saldo roubado do seu saque extraordinário do FGTS tem aumentado consideravelmente nas últimas semanas. O golpe — que acontece muitas vezes sem as pessoas perceberem — deixa poucos rastros e vem atingindo à população desde que o saque foi liberado pelo governo, no valor de R$ 1 mil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo a Caixa, 42 milhões de pessoas têm direito ao benefício, que é liberado de acordo com o mês de aniversário de cada uma.

Os criminosos costumam acessar o valor do fundo de garantia no aplicativo da Caixa antes da pessoa que é dona da conta do FGTS. Utilizam dados cadastrais dos trabalhadores: com diversos vazamentos dos últimos anos, essas informações têm caído nas mãos de grupos criminosos.

Onde está o perigo?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O risco tem a ver com o fato de que, para movimentar a conta, não há necessidade de visitar nenhuma agência. É preciso apenas validar os dados pessoais no aplicativo.

Segundo afirmou o especialista em segurança cibernética Emílio Simoni ao jornal O Globo, a técnica mais utilizada por esses grupos para buscar os dados dos clientes de instituições é o conhecido phishing — quando um golpista envia uma mensagem fraudulenta, destinada a enganar uma pessoa para que revele informações sensíveis ou para implantar software malicioso no dispositivo da vítima, um smartphone, notebook ou PC.

Por exemplo: os criminosos podem utilizar uma mensagem específica com um link, que, ao ser clicado, leva para uma página criada para comprometer os dados privados do dispositivo de quem a acessou.

Seja por meio de SMS, de sites falsos de companhias reconhecidas ou com promoções enganosas, interações com esse tipo de links maliciosos podem levar ao roubo de dados, impactando o usuário não apenas online, mas também na vida real.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

É possível se proteger de golpes no saque extraordinário do FGTS; entenda como

Para se proteger deste tipo de golpes, primeiramente entenda que é necessário evitar preencher cadastros em sites duvidosos, fundamentalmente aqueles enviados por pessoas desconhecidas via redes sociais, com links específicos.

O aplicativo da Caixa — o Caixa Tem — possui um certificado oficial de autenticidade na loja de aplicativos e tem tudo o que você precisa ao alcance da mão. Baixe o aplicativo para se proteger.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Mantenha também seus dados de contato atualizados e confira eventualmente a correspondência via e-mail com a Caixa. Os criminosos costumam acessar o aplicativo utilizando o RG e CPF das pessoas, mas solicitando na sequência a troca da senha do sistema, com outro endereço de e-mail – neste caso, do golpista.

O que fazer se seu saque extraordinário do FGTS for roubado?

Se ao conferir o seu aplicativo, você notar o sumiço do valor do seu fundo de garantia, entre em contato com a Caixa e informe os detalhes do roubo. Você pode passar a informação diretamente para os funcionários da companhia em uma agência, ou no telefone: 0800 512 667.

Faça prints do extrato da sua conta do FGTS para provar que o dinheiro foi roubado, transferido para outra conta. Você pode ainda enviar provas da alteração dos seus dados cadastrais, como seu número de telefone, e-mail ou outras informações pessoais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Jorge C. Carrasco

Compartilhe sua opinião