Rússia diz que está pronta para negociar cessar-fogo com Ucrânia

Autoridades da Rússia disseram nesta quarta-feira (2) estarem prontas para uma segunda rodada de discussões com autoridades ucranianas sobre possível cessar-fogo na região, informou a agência de notícias Reuters. Entretanto, é incerto que as contrapartes ucranianas estarão presentes no encontro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo, há informações contraditórias sobre a realização do encontro de paz. Este seria o segundo do tipo após reunião entre autoridades russas e ucranianas na fronteira bielorrussa não produzir qualquer avanço diplomático para o conflito.

O emissário do Kremlin, sede do governo da Rússia, disse torcer para que a discussão avance. “Vamos esperar que isso aconteça. Nossos [negociadores] estarão lá e estarão prontos”, afirmou.

Na terça-feira (1º), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cobrou a suspensão dos bombardeios de cidades ucranianas antes que encontros de paz pudessem acontecer.

Sob forte esquema de segurança durante entrevista à emissoras americanas, o presidente ucraniano pediu garantias de que a organização militar Otan não irá fechar as portas ao seu país. Desde o início do conflito, a aliança militar enviou armas e explosivos ao país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Respostas da Rússia às sanções

O porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov, também afirmou que o governo russo deve formular uma dura resposta às sanções econômicas impostas por governo do Ocidente.

De acordo com o porta-voz, a economia russa, ainda que forte, sofreu um baque significativo com as medidas impostas. Para Peskov, entretanto, o país tem experiência para lidar com crises e superá-las.

Sobre a construção do gasoduto Nord Stream 2 pela estatal russa Gazprom, o emissário afirmou que o senso comum dita que a iniciativa deva ser completada e inaugurada.

Infographic: The Gas Pipelines Linking Russia and Europe | Statista You will find more infographics at Statista

Apesar da dependência europeia de importação de gás natural, o governo da Alemanha disse na semana passada que suspenderia o alvará para a construção do gasoduto.

A Alemanha é a principal consumidora do gás russo, e a decisão foi vista por lideranças ucranianas como a mais dura contra a Rússia até o momento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião