Pode haver revisão do PIB com aprovação da Previdência, diz secretário

O secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, declarou nesta segunda-feira (22) que a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019 pode ser revista com a aprovação da reforma da Previdência.

Em 2018, o governo projetava um crescimento de 2,5% para o PIB de 2019. No entanto, em maio deste ano o valor foi reduzido para 1,6%. No último relatório divulgado pelo ministério da Economia, a expectativa diminuiu para 0,81%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“Com aprovação da reforma da Previdência no Congresso, é possível haver uma revisão para cima da projeção para o PIB no relatório de agosto”, disse Rodrigues.

O secretário falou ainda sobre o cumprimento da meta fiscal, mantida em R$ 139 bilhões deficitários. Segundo ele, o bloqueio de R$ 1,4 bilhão que o governo federal fará no Orçamento possibilitará que a meta seja cumprida.

FGTS

O secretário falou ainda sobre o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Rodrigues afirmou que o governo não fará nenhuma alteração na multa de 40% em casos de demissão sem justa causa.

Contudo, o ministro não desconsiderou a possibilidade de alterações futuras. “A multa do FGTS não será trazida nessa primeira medida a ser anunciada esta semana. Trataremos de medidas sobre a remuneração aquém do devido do fundo”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ele ressaltou que os impactos na economia serão significativos. Dessa forma, a liberação representará um impacto substancial no curto prazo e um estrutural em médio prazo.

“Agora buscamos medidas que permitam que o PIB cresça de maneira sustentável”, disse Rodrigues.

Boletim Focus

Em meio a um cenário de reduções constantes do PIB, os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus aumentaram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019. Esse é o primeiro aumento da previsão após uma redução de 20 semanas.

Saiba mais: Boletim Focus interrompe sequência de previsão de queda do PIB

A previsão do Boletim Focus publicada nesta segunda-feira indica um crescimento do PIB de 0,82% em 2019. Na semana passada era de 0,81%. No início deste ano, os analistas estimavam um crescimento 2,6% para 2019.

A previsão de crescimento do PIB para 2020 continuou em 2,10%. Para 2021 e 2022 as previsões continuaram em 2,50%.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião