Reunião para leitura do parecer da reforma da Previdência é cancelada

Foi cancelada a reunião desta quinta-feira (27) sobre a reforma da Previdência, na comissão especial da Câmara dos Deputados.

A sessão tinha sido marcada para o deputado e relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira, fazer a leitura do texto. No entanto, os líderes partidários não concordaram com o parecer.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A leitura poderia ter sido feito após o encerramento da comissão especial na última quarta-feira (26), mas por não haver um decisão sobre a inclusão ou não dos Estados e municípios na reforma, a leitura do parecer foi adiada para esta quinta.

Na última quarta, Maia havia se reunido com governadores para debater sobre o tema, mas não chegou a nenhum acordo.

“Ainda estamos conversando, ainda tem muito diálogo. Ainda vai demorar um pouquinho”, afirmou o presidente da Câmara. A declaração de Maia foi feita após um reunião dele com os governadores:

  • Camilo Santana – governador do Ceará
  • Rui Costa – governador da Bahia
  • Paulo Câmara – governador de Pernambuco
  • Wellington Dias – governador do Piauí
  • Belivaldo Chagas – governador do Sergipe
  • João Azevedo – governador da Paraíba
  • Flávio Dino – governador do Maranhão

Saiba mais: G20: Encontro de Trump e Xi Jinping é o mais esperado da reunião

Mesmo com o cancelamento, integrantes da comissão e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, negociam para que uma nova sessão seja feita e que o relatório possa ser lido mais tarde nesta quinta.

Críticas de Guedes

Além da inclusão dos Estados e municípios, as criticas do ministro da Economia, Paulo Guedes ao Congresso na última quarta foi outro motivo que fez os parlamentares se movimentarem contra a reunião desta quinta.

Guedes se referiu a Casa como “máquina de corrupção” e criticou o atraso para a liberação de emendas parlamentares. Com isso, os deputados responderam ameaçando cancelar a sessão que discutiria a reforma nesta quinta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Tal atitude dos parlamentares conta com o apoio de Rodrigo Maia e torna inviável a leitura do parecer da reforma da Previdência por Samuel Moreira.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião