Ícone do site Suno Notícias

RendA+: Tesouro Direto para complementar aposentadoria começa a ser vendido hoje (30)

Dividendo. Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

O Tesouro Direto RendA+, título voltado para quem deseja complementar a renda na aposentadoria, começa a ser vendido nesta segunda (30). Os investidores dessa iniciativa receberão um salário complementar corrigido pela inflação por 20 anos após o vencimento do papel.

Neste primeiro momento, os investidores do Tesouro Direto poderão escolher oito datas para o início do resgate: 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065.

Por exemplo, caso o investidor escolha o título do Tesouro Direto com vencimento em 2040, ele receberá o salário complementar até 2060.

“A principal inovação é a simplicidade. É um título sem risco, já que é garantido pelo Tesouro Nacional, de baixo custo, é rentável e seguro contra a inflação, uma vez que é corrigido pelo IPCA e uma taxa de juros real“, argumentou Paulo Valle, então secretário do Tesouro Nacional no final de 2022, durante o lançamento do programa.

De acordo com o Tesouro Direto, os aportes no programa de aposentadoria complementar podem começar com valores de cerca de R$ 30. Além disso, não será cobrada a taxa de custódia da B3 para quem carregar o título até o vencimento.

De acordo com a pasta, os objetivos principais do Tesouro RendA+ são:

“A previdência pública funciona como uma espécie de seguro que garante renda do trabalhador e de sua família em casos de doença, acidente, gravidez, morte ou idade avançada. O Tesouro RendA+ é uma opção para quem deseja incrementar sua aposentadoria”, destacou o Tesouro Direto na apresentação do programa à imprensa.

Tesouro RendA+: Datas de vencimento e análises

Inicialmente, são disponibilizados oito títulos para o Tesouro RendA+, com as seguintes datas de vencimento:

O time da Genial Investimentos enxerga a proposta de forma positiva. “O produto é bem interessante para fins previdenciários, pois te dá um juro real mais inflação durante toda a vida do produto e trabalha com o conceito de previsibilidade de renda real na aposentadoria, o que traz um grande conforto”, afirma o analista André Fialho em relatório.

“Porém, o RendA+ tende a perder para fundos de previdência privada no quesito tributação e sucessão, porém, tem custo mais baixo, pois não tem taxa de custódia se levado até o final e é de simples entendimento”, pondera Fialho.

Além da compra do Tesouro RendA+, os investidores poderão simular no site do Tesouro Direto o valor necessário dos aportes para conseguirem conquistar as quantias desejadas na aposentadoria complementar.

Sair da versão mobile