Câmara aprova projeto que reduz dinheiro em circulação

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, no início deste mês de dezembro, a proposta que visa reduzir o dinheiro em espécie.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O texto é de autoria do deputado Lucas Vergilio (Solidariedade-GO), sendo substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 4586/16, de autoria do deputado Rômulo Gouveia, que versa sobre a disponibilização de dinheiro em terminais de autoatendimento das instituições financeiras.

Aprovada pela Comissão de Finanças, a proposta de Vergilio tramita apensada – ou seja, em conjunto com trate de matéria semelhante – ao PL 48/15, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

O PL de Lopes, segundo a Ementa, “extingue a produção, circulação e uso do dinheiro em espécie, e determina que as transações financeiras se realizem apenas por meio do sistema digital”.

O autor do texto aprovado, Lucas Vergilio, recomendou a rejeição do PL 48/15, de Lopes, e de o outro apensado, o PL 6721/16, de autoria de Gilberto Nascimento (PSC/SP), que também propõe ‘extinção da utilização, circulação e emissão de moedas em espécie física’.

Vergilio justificou a decisão pelo contexto de digitalização das finanças e dos pagamentos, segundo a Agência Câmara de Notícias.

“A pandemia fez surgir diversas novas formas de pagamento e transferências, caso do Pix instituído pelo Banco Central e em pleno uso pelos brasileiros. Uma forma simples, prática, barata, segura e rápida de movimentação de valores”, disse o parlamentar.

Segundo o texto aprovado, da autoria de Vergilio, o Conselho Monetário Nacional (CMN) passa a poder estabelecer valores máximos para transações financeiras ou cheques.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, o CMN poderá estipular as diretrizes dessa transação.

No caso do projeto de Lopes, de 2015, que visa a extinção das transações em dinheiro, o parlamentar justificou sua decisão pelo aumento das transações de cartão de crédito e débito ante uma queda das transações físicas, além de boletos e cheques.

Atualmente o Pix acelerou o processo de digitalização.

Conforme dados do Banco Central do Brasil (BC), foram 2,54 bilhões de transações em novembro. No mesmo mês, o número total de chaves cadastradas subiu para 536 milhões, com 140 milhões de usuários cadastrados no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

O projeto já muda as transações em dinheiro?

Atualmente o texto ainda não foi aprovado por todos os ritos legislativos e não está em vigor.

Isso porque a matéria ainda deve passar pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e do plenário, para então passar a ter efeito sobre o CMN e o dinheiro em circulação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião