Produção de veículos no Brasil cai 50,5% no semestre, diz Anafavea

A produção de veículos no Brasil durante o segundo semestre de 2020 caiu 50,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada na segunda-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A forte queda na produção de veículos foi causada pelo fechamento das fábricas devido a pandemia do coronavírus (covid-19). Neste semestre, o menor número foi registrado em abril, quando apenas 1.800 unidades foram montadas no Brasil. Dessa forma, o quarto mês do ano representou o pior resultado da indústria automotiva em mais de 70 anos.

Apesar da diminuição da atividade econômica no primeiro semestre, em junho, a produção de veículos aumentou em 129,1% na comparação com maio. O crescimento do setor se deve principalmente a volta do turno único em mais de 90% das plantas durante o mês anterior.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

No entanto, junho representou uma queda de 57,7% na produção quando comparado com o mesmo período de 2019.

Vendas de veículos novos no Brasil devem cair 40% em 2020, diz Anfavea

Segundo a projeção da Anfavea, as vendas de veículos novos no Brasil devem cair 40% neste ano.

A estimativa da associação, revelada na sexta, junto à divulgação da alta de 2,23% nas vendas de veículos de maio em relação a abril. Mesmo assim, segundo a Associação, o mercado automotivo teve seu pior maio desde 1992.

“Embora junho sinalize algum retorno mais efetivo às atividades, teremos sem dúvida o pior trimestre da história do setor automotivo”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. “Resta esperar por uma reação no segundo semestre capaz de evitar maiores danos à cadeia automotiva.”

Veja Também: Venda de veículos recua 74,6% em maio, diz Fenabrave

No início deste ano, a Associação esperava vender 3,05 milhões de veículos até o final de 2020. A previsão caiu para 1,65 milhão. “Perdemos praticamente dois meses de produção [abril e maio]. Em junho, ainda não esperamos grande recuperação. Esperamos que o terceiro trimestre melhore e o quarto melhore ainda mais”, disse Moraes.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião