Produção industrial tem pior setembro desde 2015

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (9) os números referentes à produção industrial do mês de setembro. O levantamento apontou uma queda de 1,8% na comparação com agosto.

Foi a terceira queda consecutiva dos índices referentes à produção industrial, a negativa também representou a maior queda desde 2015.

Contudo a produção apresenta alta no acumulado dos últimos 12 meses, 2,7%, e no ano de 2018, crescimento de 1,9%.

Em nota, Bernardo Almeida, analista do IBGE, comentou sobre:

“Olhando essa taxa anualizada, temos uma visão de longo prazo. O comportamento regional é o mesmo da indústria nacional, no sentido de perda de ritmo de produção. Quando esse cenário de incertezas se dissipar, aí vamos confirmar esse comportamento de longo prazo. Por enquanto é apenas um alerta”.

Outro destaque do levantamento é para baixa em 7 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE.

O pódio de maiores quedas foi formado por Amazona, -14,8%; São Paulo, -6,6%, e Goiás, -4,2%. Enquanto Pernambuco, 15,9%; Pará, 14,1%, e Rio Grande do Sul, 12,4%, foram os três estados que registraram maior alta no período.

Mesmo o Amazonas registrando a maior baixa em setembro, o estado de São Paulo foi o que mais influenciou na negativa do mês.

Isto porque o estado mais rico do país foi quem exerceu maior perda no índice da produção industrial do país em setembro. Baixa impulsionada, principalmente, pela queda na produção de veículos automotores no estado.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião