Produção industrial tem maior recuo em setembro desde 2015

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quinta-feira, 01 de novembro, os dados da produção industrial referente ao mês de setembro. Segundo o órgão, o setor teve queda de 1,8% no período, maior recuo para época desde 2015, quando chegou a 2,2%.

Foi a terceira queda seguida na produção industrial do país, além de ter sido a mais acentuada. Na comparação com o mesmo período de 2017, a queda é de 2%.

O resultado é pior do que o esperado, especialistas apontavam a negativa de 0,8% na variação mensal, enquanto a queda na base anual era de 0,4%.

O levantamento ainda apontou que dos 26 ramos industriais, 16 apresentaram queda.

Número negativo puxado, principalmente, pela queda produção de automóveis, baixa de 5,1%, bebidas, -9,6%, equipamentos, -10,3%.

Todavia, o setor de metalurgia apresentou avanço de 5,4%.

No acumulado dos últimos 12 meses a produção apresenta alta de 2,7%. Enquanto na anual, até o mês de setembro, o crescimento é de 1,9%.

Outro destaque do levantamento é em relação a melhora do índice em relação ao segundo trimestre de 2018.

A alta na produção industrial no período foi de 2,7%. Entretanto, é necessário ressaltar que o balanço trimestral anterior foi afetado, principalmente, pela greve dos caminhoneiros.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião