Pix fora do ar? Usuários reclamam de falhas no sistema; BC não se manifesta

O Pix, um dos principais meios de pagamento do sistema bancário brasileiro, apresentou falhas para usuários ao longo desta quarta-feira (21). O problema afetou tanto clientes de bancos tradicionais, como o Banco do Brasil (BBAS3) e o Santander (SANB11), como de fintechs e bancos digitais, como o Nubank (ROXO34).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O Banco Central, que faz o gerenciamento do sistema do Pix, não se manifestou publicamente. Os usuários são orientados a reclamar direto com seus bancos, quando problemas com o Pix são verificados.

O assunto ganhou rapidamente repercussão nas redes sociais, no Google Trends, site que registra as principais tendências do buscador, e nos sites especializados em finanças e tecnologia. Dados do site Downdetector, que monitora reclamações em sistemas digitais, mostram um pico de queixas na hora do almoço. 

Pix automático: BC prepara novidades para ferramenta

O Pix movimentou mais de R$ 2,5 trilhões em 6,2 bilhões de transações no mês de abril, segundo estatísticas do BC. São mais de 570 milhões de contas cadastradas.

Para o mês que vem, o BC prepara o lançamento do Pix automático, que permitirá o cadastro de pagamentos recorrentes, como mensalidades escolares e de serviços de streaming a partir de uma única autorização, de acordo com as regras estabelecidas pelo pagador, que só precisa confirmar o pagamento.

O Pix automático, segundo o BC, vai oferecer mais facilidade no controle das contas para o pagador. Para o fornecedor, é a oportunidade de reduzir a inadimplência e ampliar sua base de possíveis clientes, já que mais de 160 milhões de brasileiros já estão cadastrados no Pix.

Fernando Cesarotti

Compartilhe sua opinião