Petrobras (PETR4): Lula fala sobre exploração de petróleo na Foz do Amazonas
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta terça-feira (9), que deseja explorar petróleo na Foz do Amazonas, região localizada no litoral do Amapá, na Margem Equatorial. O tema é considerado estratégico para o setor energético brasileiro, e envolve diretamente a Petrobras (PETR4).

Durante entrevista à Rede Amazônica, o presidente destacou que a exploração deve ocorrer de forma responsável e com respeito às questões ambientais. Lula ressaltou que a Petrobras tem experiência em águas profundas e que essa expertise pode ser aplicada também na nova fronteira petrolífera.
“Nós queremos preservar a Amazônia não como uma coisa intocável, mas que ela seja explorada, seja por mar e por terra, da forma mais responsável possível porque nós sabemos o que é cuidado com a Amazônia. Nós vamos explorar o petróleo, mas o que estamos fazendo é cumprindo etapas”, disse o presidente.
Segundo ele, a preservação da Amazônia deve caminhar junto com o desenvolvimento econômico. Lula afirmou que a Petrobras e o Ibama já realizaram a Avaliação Pré-operacional (APO), etapa que simula a eficácia dos planos de emergência e de proteção à fauna em caso de acidentes.
CEO da Petrobras (PETR4) fala sobre Foz do Amazonas
Na semana passada, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que não houve novidades no processo de licenciamento ambiental para a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. Segundo ela, “continua tudo na mesma” em relação à tramitação junto ao Ibama.
A executiva lembrou que a companhia concluiu recentemente um simulado de emergência em águas profundas do Amapá, como parte das exigências do processo de licenciamento. O exercício faz parte das etapas necessárias para que a estatal possa perfurar um poço na região.
Atualmente, a Petrobras (PETR4) aguarda a manifestação do Ibama sobre os próximos passos relacionados ao processo de licenciamento ambiental.