Petrobras (PETR4) não será privatizada neste mandato, diz Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, descartou a privatização da Petrobras (PETR4) “pelo menos neste mandato”. Em evento na terça-feira (07), o ministro afirmou que a estatal não está na lista de empresas que devem ser vendidas no próximo ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Todos sabem que eu sou a favor de privatizar todas essas companhias, mas o presidente disse: ‘Ok, você pode vender Correios, Eletrobras (ELET3), subsidiárias que não são o negócio central’, mas a Petrobras não está na lista de privatizações, ao menos neste primeiro mandato”, afirmou Guedes em evento promovido pela Eurasia.

A venda da estatal nunca chegou a ser anunciada oficialmente, mas nos últimos meses o presidente Jair Bolsonaro citou essa possibilidade como resposta ao aumento do preço dos combustíveis.

Para Guedes, a privatização da Petrobras pode ser um meio de reduzir a pobreza. O ministro sinalizou a possibilidade de dividir os recursos arrecadados na venda com as famílias mais carentes. A ideia seria destinar cerca de 20% do valor à iniciativa social e os 80% restantes seriam aplicados para reduzir a dívida pública da União.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Quando se fala hoje em privatização, os políticos dizem: ‘O que eu ganho isso, o que eu ganho politicamente?’. Que tal reduzir a pobreza no Brasil, isso é um incentivo bom o suficiente?”, disse Guedes.

Privatização da Petrobras na agenda eleitoral

Paulo Guedes também disse que as privatizações serão temas da campanha presidencial do próximo ano, em que Bolsonaro concorre à reeleição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A agenda do governo de reeleição será realizar o que não andou no mandato em curso, como a capitalização da Previdência e o lançamento da carteira Verde e Amarela, junto com a manutenção de programas sociais. “O programa para o novo mandato é claro: terminar o trabalho”, afirmou Guedes.

Isso inclui, portanto, a privatização da Petrobras. Em outubro, o presidente Bolsonaro já tinha manifestado publicamente sua insatisfação em ser responsabilizado pelo aumento dos preços dos combustíveis e a vontade de privatizar a estatal para amenizar essa cobrança.

“Já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe da economia o que a gente pode fazer”, disse Bolsonaro. O tema agora será debatido em campanha, segundo o ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião