Petrobras conclui negócio com Central Resources por US$ 7,2 milhões

Na última segunda-feira (30), a Petrobras (PETR3; PETR4) fechou um contrato de venda de dois dos seus campos localizados no Rio Grande do Norte.

A Central Resources, companhia independente de produção e operação no segmento de óleo e gás, concluiu a compra dos campos de Ponta do Mel e Redonda da Petrobras. O negócio foi fechado por U$ 7,2 milhões.

Atuando no Rio Grande do Norte e no Espírito Santo, a Central Resources já possuía os chamados contratos de risco dos campos. Nos anos 1980, isso permitia que empresas explorassem determinadas áreas com o direito de adquirir uma participação financeira da estatal brasileira em caso de descobertas. Foi o que ocorreu com os dois campos terrestres negociados na última segunda (30).

Confira: CCR anuncia que emitirá R$ 770 mi em debêntures

De acordo com a Petrobras, a produção de ambos as plantas no primeiro semestre deste ano totalizaram aproximadamente 540 barris por dia.

“A transação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os nossos acionistas”, informou a estatal petroleira, anunciando que o pagamento ocorrerá no fechamento da transação.

Desinvestimentos da Petrobras continuam

Além da venda dos campos no RN, a Petrobras já havia anunciado outros desinvestimentos. No dia 13 de setembro, a petroleira anunciou a venda de quatro de suas refinarias. A decisão faz parte do plano de venda de ativos da empresa estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Os principais documentos desta fase, assim como as informações sobre os ativos e critérios de elegibilidade para potenciais interessados na compra, estão disponíveis no site da estatal. As quatro refinarias vendidas no mês passado são:

  • Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas;
  • Gabriel de Passos (Regap), em Minas Gerais;
  • Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.
  • Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará;

A venda das quatro refinarias faz parte do compromisso da Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para vender oito refinarias até o fim de dezembro de 2021.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião