Ícone do site Suno Notícias

Petrobras (PETR4) bate recorde de exportação de óleo combustível

Os contratos futuros do petróleo operam em forte queda nesta quarta, pressionados pelo aumento da oferta pelo avanço da pandemia.

Os contratos futuros do petróleo operam em forte queda nesta quarta, pressionados pelo aumento da oferta pelo avanço da pandemia.

A Petrobras (PETR4) informou nesta sexta-feira (5) que exportou 1,1 milhão de toneladas de óleo combustível em maio, ultrapassando o recorde anterior registrado em fevereiro em 10%.

A quantidade exportada foi 231% superior ao volume vendido ao exterior relativo ao mesmo período do ano anterior, conforme informou a Petrobras.

De acordo com a companhia petrolífera, os números refletem as medidas adotadas durante a crise causa pela pandemia do novo coronavírus para retomar as atividades na área de exploração e produção e readequar as cargas de refino. Os esforços foram concentrados em produtos que maximizaram a margem da empresa, enquanto não exercia pressão sobre os estoques, comunicou a estatal.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Petrobras também informou que no início deste ano entrou em vigor a nova especificação mundial dos combustíveis marítimos (IMO). Esta produziu um efeito de redução de 3,5% para 0,5% o limite de teor de enxofre no óleo combustível, o que resultou em uma oportunidade única, visto que a companhia produz petróleo e óleo combustível com baixo teor de enxofre.

“O recorde das exportações ocorre em um período desafiador da economia mundial, com redução da demanda global por petróleo e derivados, ocasionada pela pandemia da covid-19. A estratégia de diversificação dos destinos das exportações de óleo combustível tem se mostrado eficaz na captura de maior participação no mercado externo”, destacou a empresa por meio de comunicado.

Petrobras recebe navio-tanque para Bacia de Santos

A petroleira informou na última quinta-feira (4) que irá receber no próximo dia 14 de junho o primeiro navio-tanque para operar na Bacia de Santos. Serão ao todo sete embarcações para aumentar sua frota, atualmente na casa dos 20.

O navio-tanque será entregue em Singapura e deve chegar ao Brasil no início deste mês. No mesmo sentido, outros três navios devem ser entregues até outubro de 2020. Enquanto as embarcações restantes chegarão até o ano de 2022, segundo a empresa.

Saiba mais: Petrobras (PETR4) anuncia venda de empresas do setor elétrico

“Com a alta produtividade apresentada pelos campos do pré-sal, estamos investindo e preparando nossa infraestrutura logística para o aumento da produção de petróleo nos próximos anos”, afirmou o diretor de Logística da companhia, André Chiarini.

Os navios-tanque descarregam o petróleo das plataformas para transportar a commodity até os terminais em terra. Atualmente, a Petrobras tem capacidade de realizar 1,8 mil operações por ano, descarregando 2,068 milhões de barris por dia. Com a adição das novas embarcações, o potencial subirá para 2,262 milhões de barris diários.

Sair da versão mobile