Para baratear financiamentos, China ajusta mecanismo que fixa taxas de depósitos

A China ajustou o mecanismo que determina os limites superiores das taxas de depósito dos bancos, levando a uma redução das taxas de financiamento de prazo mais longo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O Mecanismo Autodisciplinar para a Precificação de Taxas de Juros Orientadas para o Mercado, com apoio do Banco do Povo da China (PBoC), informou nesta segunda-feira que mudou a forma de determinar os tetos para as taxas de depósito adicionando certos pontos básicos à taxa de referência definida pelo governo. Antes, os limites superiores eram definidos pela multiplicação da taxa de referência.

O órgão não divulgou detalhes sobre os novos tetos, mas apenas disse que algumas taxas de depósito aumentaram como resultado, enquanto outras foram reduzidas. O órgão destacou ainda que a forma anterior de estabelecer tetos para as taxas de depósito elevava as taxas de juros dos depósitos de prazo mais longo e intensificava a “competição desordenada” entre os bancos que tentavam atrair depósitos aumentando as taxas de juros.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O ajuste ocorre no momento em que os bancos chineses enfrentam crescentes dificuldades devido ao acúmulo de dívidas inadimplentes e custos de financiamento mais altos, ao seguir as ordens do governo para ajudar as empresas em dificuldades atingidas pelos choques causados pela pandemia do coronavírus.

Veja Também: China diz que EUA violam leis de mercado ao proibir investimentos

As taxas de depósito mais baixas podem ajudar a aliviar a pressão do estreitamento das margens líquidas de juros sobre os credores, à medida que seguem o apelo do governo para reduzir o crescimento do crédito este ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em teoria, Pequim removeu os limites máximos para as taxas de depósito bancário em 2015, mas o governo da China ainda mantém o controle do mercado usando a orientação da janela e mecanismos de preços para evitar que as taxas saiam do controle.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião