Ícone do site Suno Notícias

Pão de Açúcar (PCAR3): receita bruta sobe 11,2% no 1T22; e-commerce salta 44%

Pão de Açúcar (PCAR3)

Pão de Açúcar (PCAR3). Foto: Divulgação

O Pão de Açúcar (PCAR3) divulgou nesta terça-feira (19) que o faturamento bruto total consolidado das operações continuadas foi de R$ 11,1 bilhões em prévia do primeiro trimestre de 2022 (1T22). A cifra da receita bruta total representa uma alta de 11,2% no segmento mesmas lojas (SSS) em comparação ao mesmo período do ano passado. Excluindo as operações de postos, o crescimento foi de 13,1%

A receita bruta de vendas do Pão de Açúcar, no perímetro continuado, excluindo postos, totalizou R$ 3,8 bilhões nos três primeiros meses do ano, em linha com o valor reportado um ano antes. “Impactado por um efeito pontual na ruptura, explicado pelo momento de ajuste na malha logística após os fechamentos dos hipermercados”, segundo a empresa.

Mesmo com cenário desafiador, a penetração de vendas online total foi de 9,9% e a venda do e-commerce totalizou R$ 369 milhões, avanço anual de 44%, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados.

“Nesse primeiro trimestre tivemos o impacto negativo nas vendas dos postos, dado que a maioria deles fica em áreas de lojas fechadas para conversão para atacarejo”, aponta a empresa, em relatório, citando a transformação e as mudanças operacionais necessárias para o “Novo GPA”, com alto impacto da conversão dos hipermercados Extra em Assaí (ASAI3).

Pão de Açúcar: Grupo Éxito tem vendas totais de R$ 6,8 bilhões

O Grupo Éxito (que considera lojas de Colômbia, Argentina e Uruguai), por sua vez, registrou vendas totais de R$ 6,8 bilhões, com alta anual de 20,8% em SSS.

A empresa atribui o resultado principalmente ao aumento do tráfego em lojas e pela reabertura econômica com a retomada do turismo. As vendas omnichannel do Pão de Açúcar representaram 9,4% das totais reportadas no período em questão.

Entre janeiro e março, o Pão de Açúcar finalizou o processo de fechamento dos Extras hipermercados e drogarias, finalizando a operação de 41 hipermercados, ficando com 31 lojas em conversão ou análise e fechando 68 drogarias.

No mesmo período, abriu duas novas lojas do formato Minuto Pão de Açúcar. No Grupo Éxito, encerrou quatro unidades para conversão na Colômbia e outras 14 (13 na Colômbia e 1 no Uruguai) para otimização do portfólio.

Cotações

As ações do Pão de Açúcar fecharam o pregão de hoje em queda de 0,084%, a R$ 23,76. Já o Assaí ficou com alta de 1,93%, a R$ 16,34.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Sair da versão mobile