5G será liberado em novas capitais; veja lista

A partir do próximo dia 6 de outubro, uma quinta-feira, serão mais cinco capitais brasileiras com o 5G ativado, completando o ciclo de início da operação da nova tecnologia em todas as capitais do País.

Veja o resumo de mercado desta segunda-feira (26)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

As capitais com o 5G serão:

  • Belém (Pará)
  • Macapá (Amapá)
  • Manaus (Amazonas)
  • Porto Velho (Rondônia)
  • Rio Branco (Acre)

A liberação para o 5G começará a rodar nos cinco municípios ainda será oficializada em encontro do grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza de faixas para o funcionamento da tecnologia.

O conselheiro Moisés Moreira, que preside esse grupo, afirmou que irá convocar uma reunião para o próximo dia 4.

Inicialmente, todas essas cidades teriam o 5G ativado até 31 de julho.

A escassez de equipamentos que evitam interferências nas telecomunicações, no entanto, resultou num prazo adicional de 60 dias. Em agosto, o período foi mais uma vez estendido, com prazo final para ativação da tecnologia em 27 de novembro.

A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal.

Inicialmente, o 5G deveria estar disponível em todas as capitais até 31 de julho. A Anatel, no entanto, adiou o cronograma duas vezes, por causa do atraso na entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em serviços profissionais de satélite.

Os gargalos logísticos após a pandemia de covid-19 e a política de lockdowns do governo chinês adiaram a entrega dos equipamentos, importados na maior parte do país asiático.

Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes maior que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip.

Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal do 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

Anatel liberou 5G em sete capitais na última fase

Com a última decisão da Anatel, 22 capitais passaram a ter acesso ao 5G puro, incluindo todas as demais capitais afora o Norte – incluindo nessa fase.

O edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia.

No interior do país, o sinal 5G puro será gradualmente ativado até 2029, conforme o cronograma da Anatel.

Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião