Nestlé vende ativos do leite longa vida à Bela Vista

A multinacional suíça Nestlé deixará de produzir e distribuir o leite longa vida no Brasil. Após 10 anos em operação, a empresa negociou suas unidades junto à goiana Laticínios Bela Vista, detentora da marca Piracanjuba.

Também foi anunciado por parte da Nestlé o licenciamento das marcas Ninho e Molico por dez anos. A Bela Vista receberá os royalties.

Nestlé opta pela rentabilidade

De acordo com o “Valor”, a venda faz parte de um movimento mais amplo da Nestlé, que têm revisado o seu portfólio internacional em busca de operações mais rentáveis. No Brasil, além do ritmo econômico fraco, o negócio do leite longa vida (UHT) tem, historicamente, margens de lucro baixas. Esse cenário acarreta em uma oferta ampla e a demanda, retraída.

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Embora a Nestlé não tenha divulgado os dados da transação, uma fonte do “Valor” afirma que as operações do leite longa vida faturam cerca de R$ 500 milhões por ano, montante considerado pequeno para o tamanho da multinacional. Globalmente, as vendas da multinacional ultrapassam a marca US$ 90 bilhões.

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Frank Plaumer, vice-presidente e marketing da Nestlé, disse em entrevista ao “Valor” que a movimentação é positiva para as marcas do grupo. “Com esse acordo, vamos acelerar e expandir a distribuição das marcas Ninho e Molico”, afirmou.

Para a Bela Vista, que tem 2,6 mil colaboradores, a estratégia da aquisição das fábricas da Nestlé é complementar. Geograficamente, não há sobreposição dentre as unidades. Juntas, as atuais unidades produtivas podem processar até 5 milhões de litros de leite por dia. Hoje, a empresa goiana tem quatro fábricas, que estão localizadas em:

  • Bela Vista de Goiás (GO)
  • Governador Valadares (MG)
  • Maravilha (SC)
  • Sulina (PR)

Após a transação, o grupo goiano assumirá as fábricas produtoras de leite longa vida que a Nestlé possui em Araraquara (SP) e Três Rios (RJ). Uma unidade em Carazinho (RS) será compartilhada entre as duas companhias.

A produção do leite longa vida no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), somente para a produção de UHT, as indústrias captam 7 bilhões de litros de leite por ano. A Nestlé captou apenas 170 milhões de litros no último ano. No caso do Bela Vista, que tem o foco no segmento, foram captados 1,4 bilhão de litros de leite, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Leite (Leite Brasil).

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A participação da Bela Vista no negócio de leite longa vida, de fato, é maior que da Nestlé. A detentora da Piracanjuba e, também, da marca LeitBom, está entre as três maiores do segmento no País, sendo que a suíça não está entre as dez principais, conforme a fonte do “Valor”.

 

Jader Lazarini

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