Atualização do “Meu Imposto de Renda” informa histórico de declarações do IR

A partir da sexta-feira (7), a otimização da Receita Federal no sistema “Meu Imposto de Renda” passará a apontar se o contribuinte está devendo alguma declaração do Imposto de Renda e outras atualizações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O serviço do “Meu Imposto de Renda“, conforme informado pela Receita Federal (RF) nesta quinta-feira (6), terá novas atualizações para os contribuintes:

  • Consultar se está devendo alguma declaração do imposto para a RF;
  • Ver o motivo da omissão;
  • Fazer a declaração em atraso, a partir das informações do formulário pré-preenchido.

A omissão do informe será disponibilizada para os contribuintes que são obrigados a declarar, mas não apresentaram a declaração até o momento. No “Meu Imposto de Renda”, o contribuinte, além de ver o motivo da omissão, poderá fazer a declaração em atraso, utilizando as informações da pré-preenchida.

Ao enviar a declaração em atraso e aguardar a regularização da situação de omissão no sistema, o contribuinte evita que o seu CPF seja classificado como “Pendente de Regularização” e evita complicações e imprevisto no seu dia a dia.

Essa atualização fornece informações importantes sobre a omissão da declaração de IR, permitindo uma compreensão mais clara das circunstâncias envolvidas. De acordo com o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, “essa nova funcionalidade representa um avanço na consolidação dos serviços do IRPF na solução Meu Imposto de Renda”, conforme comunicado no site oficial da Receita.

Não sabe se caiu na malha fina do Imposto de Renda? Confira seis dicas de especialista

O prazo para entregar a Declaração do IR 2023 terminou há mais de um mês. Mas especialistas alertam: não deixe de consultar se caiu na temida malha-fina.

De acordo com Daniel de Paula, especialista tributário da smart tech IOB, os contribuintes que caem na malha fina são comunicados normalmente 24 horas após a entrega, mas pode variar conforme a demanda da Receita.

Desta forma, o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), explica que é recomendável que o contribuinte do IR 2023 ou o seu representante legal faça o acompanhamento do processamento.

O monitoramento é realizado na página da Receita Federal, clicando-se no banner “portal e-CAC”. Na sequência, o contribuinte deverá escolher a opção “Acesso GOVBR”, clicar no botão “entrar com gov.br”, digitar o CPF e a senha. Já dentro do e-CAC, na tela principal, o contribuinte deverá acessar a opção “Declarações e Demonstrativos” e na sequência clicar em “Meu Imposto de Renda” para visualizar a aba contendo as “Declarações do IRPF” disponíveis para consulta do processamento.

Para entender melhor esse processo, o especialista tributário da smart tech IOB tem seis dicas ” de ouro” do imposto de renda para regularizar a situação junto ao Leão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião