Mercado imobiliário desacelera no 3º trimestre, com crescimento de 1,7%

O mercado imobiliário começou a desacelerar no terceiro trimestre, após diversos meses de alta consecutiva. O setor conseguiu ampliar os lançamentos no semestre, mas as vendas não seguiram o mesmo ritmo, segundo os relatórios operacionais preliminares divulgados pelas maiores incorporadoras do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Os lançamentos cresceram 19,2% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020, chegando a R$ 9,023 bilhões. Mas as vendas líquidas não cresceram na mesma proporção: a alta foi de apenas 1,7%, alcançando R$ 7,090 bilhões.

Os dados representam a soma dos resultados das 14 incorporadoras listadas na Bolsa de Valores que já divulgaram suas prévias operacionais: Cury (CURY3), Direcional (DIRR3), MRV (MRVE3), Tenda (TEND3), Plano & Plano (PLPL3), Cyrela (CYRE3), Even (EVEN3), Eztec (EZTC3), Helbor (HBOR3), Lavvi (LAVV3), Melnick (MELK3), Mitre (MTRE3), Moura Dubeux (MDNE3) e RNI (RDNI3).

O mercado de média e alta renda teve desempenho mais fraco do que o segmento popular. Empresas como Cyrela, Even, Eztec e Melnick apresentaram recuo nas vendas, apesar de aumentar os lançamentos. Lavvi e Moura Dubeux tiveram expansão em ambos. No Casa Verde e Amarela, MRV e Tenda tiveram aumento de vendas discreto, enquanto Direcional e Cury registram alta mais forte.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

De modo geral, a estagnação das vendas vem da diminuição do poder de compra dos consumidores, que viram os preços dos imóveis na planta subirem para compensar a disparada nos custos dos materiais de construção. Também pesou nas contas a elevação dos juros dos financiamentos imobiliários pelos bancos.

Em setembro, enquanto a Caixa anunciou redução de 0,4 ponto porcentual nos financiamentos atrelados à poupança, os grandes bancos privados aumentaram suas taxas em cerca de 1 ponto nas linhas de crédito tradicionais. Também no mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros em 1 ponto, levando a Selic para 6,25% ao ano. Novo aumento deve vir na reunião do colegiado da semana que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Demanda do mercado imobiliário está “marginalmente pior”

“A demanda está marginalmente pior”, diz o analista do BTG Pactual Gustavo Cambauva. “As famílias se retraíram porque o affordability (capacidade de pagamento) diminuiu. Quem compra imóvel para investir saiu um pouco desse mercado porque está mais cauteloso com o aumento dos juros.”

O levantamento dos dados das empresas também demonstra que a velocidade média de vendas do setor baixou de 25,5% para 20,2% – esse indicador calcula o porcentual das vendas no período diante da oferta total de lançamentos e estoques.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“A velocidade de vendas forte que víamos no passado caiu”, afirma Cambauva. “As empresas estavam vendendo até metade dos apartamentos na largada. Isso não é comum.”

Analista de mercado imobiliário do Credit Suisse, Daniel Gasparete concorda que a demanda do mercado imobiliário está esfriando e acrescenta outra razão para a menor velocidade de vendas. “O consumidor está vendo que há bastante oferta. Basta atravessar a rua ou dobrar a esquina para encontrar outro estande”, diz. “As incorporadoras lançaram bastante nos últimos meses e aumentaram estoques. A oferta está mais alta, só que a demanda está mais baixa.”

(Com informações da Agência Estado)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião