Ícone do site Suno Notícias

Mercadante no BNDES? Petista deixa recado para presidente da Febraban; saiba qual

Aloizio Mercadante (PT) em coletiva de imprensa. Foto: YouTube

Aloizio Mercadante (PT) em coletiva de imprensa. Foto: YouTube

Cotado para assumir a Petrobras ou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Aloizio Mercadante (PT) deixou um recado para o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Estado de São Paulo na segunda (12), o petista procurou o líder da Febraban para avisá-lo de que não existe espaço fiscal para a política de subsídios adotada pelo banco público nos governos petistas.

O encontro ocorreu após a cerimônia de diplomação de Lula no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Para o Estadão, Sidney disse que foi procurado por Mercadante para discutir sobre temas do setor bancário, entre eles, o BNDES.

De acordo com o representante dos agentes econômicos, Mercadante realizou essa conversa como coordenador técnico dos Grupos de Trabalho da Transição, e não como alguém indicado a algum cargo no próximo governo.

Na conversa, Mercadante também pontuou que:

“Com essas premissas, Mercadante me disse que a reindustrialização e o avanço da indústria brasileira permanecerão como desafio fundamental do País e foco do BNDES”, destacou o presidente da Febraban.

Mercadante: Vai para onde?

O futuro político de Aloizio Mercadante ainda é incerto, mas dois caminhos são apontados para o economista do PT. Segundo o Estadão, ele é um dos nomes fortes para comandar o BNDES.

Enquanto isso, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, apontou que o político tem grandes chances de liderar a Petrobras durante o próximo governo Lula.

Na segunda (12), o economista não quis comentar sobre as especulações sobre o seu futuro político.
O mercado financeiro reagiu negativamente ao nome de Mercadante nessas companhias. O Ibovespa fechou em queda de 2,02%. As ações da Petrobras (PETR4) e do Banco do brasil (BBAS3).

Sair da versão mobile