Bancos e Bolsa abrem no 1º de maio? Veja a programação do mercado para o feriado

No dia 1º de maio, próxima segunda-feira, o feriado do Dia do Trabalho abre o mês com pausa nas negociações da B3 e sem expediente nos bancos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Como os bancos vão funcionar no feriado?

O dia do Trabalho está listado como um dos feriados bancários, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Os canais de atendimento digitais dos bancos, contudo, seguem disponíveis para fazer transferências e pagamentos de contas. É que os bancos físicos não vão funcionar na segunda-feira. Quem precisar realizar alguma operação bancária pode optar pelos serviços dos aplicativos.

Além disso, despesas comuns como conta de luz, água e telefone, por exemplo, provavelmente têm a possibilidade de serem pagas sem acréscimos na terça-feira, dia 2.

Diz o site da Febraban: “Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.”

“No sábado 29/04 e no domingo, 30/04, que antecedem o feriado, as áreas de autoatendimento dos bancos ficarão disponíveis aos clientes. Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como a Bolsa de Valores vai funcionar no feriado?

De acordo com o Calendário da B3, no dia 1º de maio, a Bolsa de Valores estará fechada e não abrirá para negociações.

“A B3 é a bolsa do Brasil. Temos operações originárias de todas as partes do país e um volume importante de negociações realizadas por investidores estrangeiros. Optamos então por considerar em nosso calendário apenas as datas de feriados nacionais”, afirma Thiago Ferraz, superintendente de negociação da B3.

Desta forma, feriados municipais que ocorrerão em dias do meio da semana, como o aniversário de São Paulo (25 de janeiro, uma quarta-feira) e a Consciência Negra (20 de novembro, uma segunda-feira) terão negociação normal para os mercados de renda variável, incluindo ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, derivativos, renda fixa privada e ETF de renda fixa.

No restante da semana, a Bolsa de Valores volta a seu funcionamento normal, com horário de operações das 10h às 17h, horário de Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião