Rodrigo Maia: crise com Bebianno pode atrapalhar reforma da Previdência

A fritura em praça pública do ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, pode atrapalhar a aprovação da reforma da Previdência. A opinião é do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Rodrigo Maia disse que a crise “gera instabilidade e instabilidade pode atrapalhar” e elogiou novamente Bebianno. “Tenho uma boa relação com ele, que tem ajudado na articulação nesse início de governo. É uma pessoa sensata, que ajuda, é bom de diálogo”, declarou.

O deputado foi perguntado se defenderia a permanência do ministro no cargo. Ele respondeu que só cabe ao governo a decisão e que é preciso respeitar a independência dos Três Poderes. “Essa é uma crise do governo e ele precisa resolver”.

Saiba mais: Reforma da Previdência: Bolsonaro define idades mínimas de novo regime

Saiba mais: Assessores de Guedes: Reforma apresentada a Bolsonaro está ‘fraterna’

Entenda o atrito entre os Bolsonaro e Gustavo Bebianno

Gustavo Bebianno está no olho do furacão da nova polêmica do governo de Jair Bolsonaro. A crise começou com a revelação por parte da Folha de S.Paulo de um repasse de verbas públicas, dentro do PSL, para candidatas que nem sequer fizeram campanha, como tudo indica. Em alguns casos, o dinheiro recebido pelas candidatas foi usado em empresas de pessoas ligadas a políticos do partido. Quem tomava a decisão sobre o destino das verbas públicas a candidatos era o então presidente do PSL Gustavo Bebianno.

Quando o esquema veio à tona nesta semana, o agora ministro Bebianno tentou se comunicar com o presidente para tratar do assunto. Questionado se havia sido ignorado por Bolsonaro, o ministro rechaçou a ideia e disse ter conversado diversas vezes com ele. Carlos Bolsonaro, filho do presidente, então expôs no Twitter um áudio de seu pai recusando uma conversa com Bebianno, chamando de “mentira” a declaração do ministro. A publicação foi compartilhada pelo próprio Jair Bolsonaro, que foi visto como um endosso à declaração do filho. Desde então, o chefe da Secretaria-geral da Presidência tem balançado no cargo.

Bebianno foi um dos primeiros a se engajar na então incipiente campanha do deputado federal Jair Bolsonaro. Era visto frequentemente ao lado do candidato durante o período eleitoral e era considerado o braço direito de Bolsonaro. Apesar disso, não mantinha boas relações com seus filhos. Em entrevista à imprensa, Bebianno diz estar se sentindo infeliz com o ocorrido na última semana.

Saiba mais: Fux suspende ações penais no STF contra Bolsonaro

Reforma da Previdência

Rodrigo Maia falou também sobre a reforma da Previdência. Ele espera vê-la aprovada até junho deste ano e comparou o tempo de preparo da proposta com a reforma apresentada pelo governo de Michel Temer. Para ele, o tempo de tramitação da reforma de Bolsonaro tende a ser parecida. “Fico olhando sempre para a PEC do presidente Michel Temer, que estava pronta no plenário na segunda quinzena de maio, começo de junho”, disse.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião