Por que as ações do Magazine Luiza (MGLU3) estão despencando 7%?
|
As ações do Magazine Luiza (MGLU3) lideram as perdas do Ibovespa na tarde desta quinta-feira (23). Por volta das 14h50, os papéis da varejista recuavam 4,32%, cotados a R$ 7,98, após chegarem a registrar queda próxima de 7%.

O recuo das ações do Magazine Luiza ocorre após o anúncio de uma parceria entre duas das principais concorrentes do setor: Mercado Livre (MELI34) e Casas Bahia (BHIA3). A partir de 1º de novembro, os produtos de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis da Casas Bahia passarão a ser vendidos no marketplace do Mercado Livre.
O acordo, que ocorre às vésperas da Black Friday, é visto pelo mercado como um movimento estratégico entre as duas empresas e gerou reação imediata nas ações do setor de varejo. Enquanto o Magalu recuava, as ações das Casas Bahia subiam cerca de 5%.
Analistas avaliam parceria como negativa para o Magazine Luiza (MGLU3)
De acordo com o relatório da XP Investimentos, o anúncio é negativo para o Magazine Luiza. “Vemos o anúncio como um possível vento contrário para a MGLU, já que a BHIA está se associando ao principal player no canal digital, e acreditamos que algum tipo de exclusividade pode ter sido acordado”, diz a XP.
A casa de análise avaliou ainda que a parceria é positiva tanto para a Casas Bahia quanto para o Mercado Livre, ao combinar o alcance e o tráfego do marketplace com a força operacional da varejista.
“Acreditamos que a credibilidade e a escala da BHIA em uma categoria estratégica para o MELI, somadas ao fato de que o MELI tem investido em 1P para alavancar essa categoria (…), resultam em uma economia atraente em termos de take rate”, destacou o relatório.
Segundo analistas do Santander e do Citi, a força combinada de Mercado Livre e Casas Bahia tem potencial para criar uma pressão adicional sobre as operações de venda direta (1P) da companhia.
Entre os analistas do JP Morgan, a leitura é semelhante. O banco destaca que a movimentação coloca a Casas Bahia, uma das principais rivais do Magazine Luiza (MGLU3) nas categorias 1P, ao lado da plataforma de e-commerce líder no Brasil, o que pode aumentar o alcance da concorrente e reduzir a participação da varejista no canal digital.