Lula recebe líderes sul-americanos em encontro no Palácio do Itamaraty

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o anfitrião de um encontro com mais dez presidentes dos países da América do Sul nesta terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Participam do encontro os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela).

A única ausência em nível presidencial é a do Peru, cuja presidente Dina Boluarte está impossibilitada de comparecer por questões constitucionais. No lugar de Dina Boluarte, o presidente do conselho de ministros do país, Alberto Otárola, representará o Peru.

Com o objetivo de retomar a cooperação dentro do continente, Lula convocou os líderes para discutir sobre a integração regional, saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado.

A expectativa é que os presidentes discutam formas de ampliar a integração regional, incluindo a possibilidade de criação ou reestruturação de um mecanismo de cooperação sul-americano que englobe todos os países da região. Atualmente, não existe nenhum bloco com essas características.

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul), criada em 2008 durante o segundo mandato do presidente Lula, foi se desintegrando ao longo do tempo devido a mudanças de governos em vários países e agora conta apenas com sete membros: Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname, Peru, Argentina e Brasil, este último retornando recentemente ao grupo. O Brasil também voltou a integrar a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) este ano, mas o bloco é mais amplo e inclui além das fronteiras sul-americanas.

Lula e Maduro

Após ter as relações diplomáticas interrompidas com o Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro, os laços com o presidente venezuelano Nicolás Maduro parecem se apertar novamente.

Na segunda-feira (29), Lula e Maduro tiveram um encontro bilateral no Palácio do Planalto e depois participaram de uma coletiva de imprensa lado a lado, marcando a retomada das relações entre os dois países.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Não dá pra imaginar que, sozinho, um país da América Latina vai resolver os seus graves problemas que já perduram mais de 500 anos”, defendeu o presidente Lula.

Agenda da cúpula sul-americana

O encontro no Palácio do Itamaraty terá duas sessões, com discursos de abertura pela manhã e uma conversa mais informal à tarde. A programação inclui uma fotografia oficial, sessão de trabalho e um almoço oferecido por Lula aos presidentes sul-americanos. A reunião está prevista para terminar às 18h, seguida de um jantar no Palácio da Alvorada oferecido por Lula e pela primeira-dama, Janja da Silva.

Confira na íntegra a agenda de eventos, de acordo com as informações divulgadas pelo Itamaraty:

  • 8h45 — Chegada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
  • 9h — Chegada dos presidentes da América do Sul
  • 10h — Fotografia oficial dos presidentes da América do Sul
  • 10h15 — Abertura da Reunião de Presidentes dos Países da América do Sul
  • – Palavras do presidente da República do Brasil
  • 10h45 — Sessão de trabalho

(Local: Sala Brasília)

Intervenções dos presidentes (15 minutos)

  1. Argentina
  2. Bolívia
  3. Chile
  4. Colômbia
  5. Equador
  6. Guiana
  7. Paraguai
  8. Suriname
  9. Uruguai
  10. Venezuela

Intervenções de outros chefes de delegação (15 minutos):

11. Peru

  • 13h30 — Almoço oferecido pelo presidente da República aos presidentes dos países da América do Sul (Local: Sala Portinari)
  • 15h — Diálogo entre presidentes (Local: Sala Brasília)
  • 18h — Encerramento da Reunião de Presidentes dos Países da América do Sul (Local: Sala Brasília)
  • – Palavras do presidente da República do Brasil
  • 18h35 — Partida dos presidentes dos países da América do Sul, do Palácio Itamaraty
  • 20h30 — Jantar oferecido pelo presidente da República e pela senhora Janja Lula da Silva aos presidentes dos países da América do Sul e cônjuges (Local: Palácio da Alvorada, Sala de Banquetes)

Com informações de Agência Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião