Lula edita decreto que nomeia Maria Rita Serrano para a presidência da Caixa

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou Decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, que nomeia Maria Rita Serrano para o cargo de presidente da Caixa Econômica Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Na mesma edição do DOU, o presidente Lula exonera do cargo a atual presidente da Caixa, Daniella Marques Consentino.

O nome de Rita Serrano para o comando da Caixa foi confirmado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no dia 30 de dezembro.

Na ocasião, também foi anunciada a indicação de Tarciana Medeiros para a presidência do Banco do Brasil (BBAS3). A nomeação formal de Tarciana ainda não foi publicada.

Tarciana Medeiros atua no Banco do Brasil desde 2000, e ocupa o cargo de gerente executiva desde 2019.

“Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito no Brasil”, declarou Haddad.

No dia anterior ao comunicado de Haddad, Lula já tinha anunciado que o Banco do Brasil e Caixa seriam comandados por mulheres.

“O Banco do Brasil tem 200 anos e nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Pois nós vamos provar que uma mulher pode ser melhor do que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil”, disse Lula.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Quem é Rita Serrano, a nova presidente da Caixa?

A nova presidente da Caixa é funcionária do banco desde 1989. Desde 2014, Serrano participa do Conselho de Administração da Caixa. A executiva é formada em Estudos Sociais e História e possui mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. As informações são do G1.

Serrano também presidiu o sindicato dos Bancários do ABC Paulista, entre o ano de 2006 e 2012.  Desde 2015, a executiva coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

A mais nova presidente da Caixa publicou três livros: “O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra”, de 2007, “Caixa, banco dos brasileiros”, de 2018 e o mais recente “Rompendo barreiras” de 2022.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião