Grana na conta

Lula escolhe governador Rui Costa para fazer parte do ministério das Cidades

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o governador da Bahia Rui Costa para compor novo governo no ministério das Cidades, que deverá ser recriado, conforme apurou o jornal Valor Econômico. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

A pasta havia sido extinta no governo Bolsonaro para fazer parte da pasta de Integração Nacional e formar o Ministério do Desenvolvimento Regional. 

O convite de Lula foi feito em Trancoso, na Bahia, local onde o novo presidente descansou por cinco dias na companhia de sua esposa Rosângela, mais conhecida como Janja, após vitória no segundo turno das eleições de 2022. 

Ainda de acordo com o jornal, Rui Costa, que após dois mandatos como governador da Bahia optou por não concorrer a nenhum cargo eletivo, já era um nome quase certo para ocupar o cargo no ministério das Cidades, apesar de ter sido também ventilado para o Ministério da Fazenda.  

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

No entanto, interlocutores de Lula dizem que, apesar de Costa ser reconhecido pela responsabilidade fiscal, Lula tem preferência por uma pessoa com um perfil mais político em Brasília para ocupar a função na Fazenda e que veria o governador também como um exitoso tocador de obras. 

O ex-governador do Piauí e eleito para o Senado, Wellington Dias (PT), é um dos nomes para compor a equipe econômica ou da Casa Civil. O político acabou sendo um dos principais porta-vozes da campanha na área fiscal. 

Apesar disso, o presidente eleito deu alguns sinais aos interlocutores de que prefere Dias como um negociador do novo governo no Congresso.

O mesmo deve acontecer com Camilo Santana (PT-CE), que já teria dado manifestação nos bastidores de que quer permanecer no Senado. 

A vice-governadora de Santana, Izolda Cela, teria sido cotada por ele para ser responsável pelo Ministério da Educação. A política havia assumido o governo do Ceará, porém se desfiliou do PDT para apoiar Lula

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop-1.jpg

Tags
Vanessa Loiola

Compartilhe sua opinião