Jack Ma, fundador do Alibaba, desaparece após contraste com governo chinês

O bilionário chinês Jack Ma, fundador da gigante do varejo Alibaba, estaria desaparecido há mais de dois meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Ma, um dos homens mais ricos da China graças a sua participação acionária no Alibaba, não se apresentou no reality show que ele mesmo criou e do qual era jurado, Africa’s Business Herose (Heróis dos Negócios da África, na tradução em português).

Após esse episódio, muitas dúvidas começaram a surgir sobre o paradeiro do empresário, que não aparece em público há semanas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Seu desaparecimento coincide com o duro confronto com as autoridades chinesas. O contraste com Pequim acabou decretando o fracasso da Oferta Pública Inicial (IPO) do Ant Groupfintech do grupo, prevista para novembro e a abertura de uma investigação antitruste contra o próprio Alibaba em dezembro.

O dia antes do IPO da Ant Group, que tinha que ocorrer simultaneamente nas Bolsas de Valores de Shangai e Hong Kong, os reguladores chineses convocaram Ma e lhe intimaram de respeitar a nova lei sobre microcrédito, na base da qual ele deveria eliminar as atividades bancárias de sua plataforma.

As novas leis surgiram semanas depois de Ma criticar o sistema de regulamentação do sistema financeiro da China em uma palestra em Shangai. Em seu discurso, Ma supostamente rejeitou as regras impostas pela China para as atividades financeiras, classificando-as como “um clube dos idosos”, e salientando como “não podemos usar os métodos de ontem para regular o futuro.”

A briga com o governo da China custou caro ao empresário: o patrimônio líquido de Ma caiu US$ 12 bilhões (cerca de R$ 63,6 bilhões) em apenas dois meses.

Na semana passada, o governo chinês ordenou que o Ant Group, dono da maior plataforma de pagamento digital da China, Alipay, reduzisse suas operações. Formalmente, essa decisão ocorreu após o executivo de Pequim expressar preocupações de que sua governança corporativa “não era sólida”.

Jack Ma já tinha deixado o Alibaba

O empresário já tinha deixado o comando do Alibaba há três anos, anunciando sua aposentadoria. Uma decisão que surpreendeu muitos no mercado, considerando que Ma tem “apenas” 56 anos e está em ótima saúde.

Na ocasião, Ma declarou que teria se dedicado ao ensino e a formação de novas gerações.

O desaparecimento de Ma tornou viral nas redes sociais uma previsão de agosto de 2019 feita por outro empresário chinês bilionário.

Guo Wengui, que fugiu da China em 2014 por ter exposto a corrupção no gigante asiático, disse que em 2020 Ma provavelmente acabaria na prisão ou morto porque a China quer “tomar de volta” o lucrativo grupo Alibaba.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião