IRB Brasil chega a cair 15,17% após carta da Squadra Investimentos

As ações da IRB Brasil (IRBR3) lideram as baixas desta segunda-feira (3) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). As 10h58 as ações perdiam -15,17%, cotadas a R$ 30,38. Essa queda ocorre após a gestora de recursos Squadra Investimentos questionar práticas contábeis da resseguradora.

“Desde que o IRB Brasil realizou sua abertura de capital em bolsa de valores, no ano de 2017, acreditamos ter encontrado fatores que, em nossa opinião, indicam lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras significativamente superiores aos lucros normalizados. Essa disparidade entre lucro reportado e lucro normalizado (recorrente) foi crescente durante esse período e atingiu sua maior diferença nos nove primeiros meses de 2019”, informou a gestora em uma carta publicada nesta segunda.

O documento da gestora de recursos carioca tem 30 páginas, e explica as razões para estar  “vendida” nas ações do IRB Brasil.

Saiba mais: IRB Brasil registra lucro de R$ 329,5 milhões no 3T19

“Em nossa opinião, existem indícios que apontam para lucros recorrentes significativamente inferiores aos lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras da companhia”, informou a carta da Squadra. A gestora salientou que essa disparidade é crescente, e teria atingido o auge nos resultados trimestrais mais recentes.

Segundo a Squadra, a rentabilidade normalizada da IRB é muito menor das expectativas de grande parte do mercado, isso por causa de um conjunto de razões:

  • as seguradoras brasileiras reportam sinistros recuperados junto ao IRB maiores que a despesa correspondente a DRE da companhia. As sinistralidades dos riscos cedidos ao IRB seriam próximas à média do mercado;
  • os negócios do IRB na região envolvem contratos originados por licitação pública e com sinistralidade estruturalmente elevada;
  • as despesas de sinistros contábil foi reduzida por reconhecimento de expectativa de recebimentos futuros e reversões de provisões antigas;
  • os resultados foram beneficiados por uma variedade de ganhos não recorrentes e não caixa, impactando diversas linhas da DRE;
  • a geração de caixa do IRB foi muito abaixo da esperada e os recebíveis estão se acumulando e
  • o resultado financeiro favorecido por remarcações e vendas de ativos adquiridos há mais de 20 anos.

IRB Brasil responde para Squadra

Por sua vez, a IRB Brasil respondeu com uma nota na qual salienta como suas demonstrações contábeis são auditadas internamente pela diretoria estatutária, comitê de auditoria, conselho fiscal, conselho de administração. Além disso, as contas também são auditadas externamente pela empresa PwC. A resseguradora salientou como sua perfomance financeira e seu “earnings power” está fielmente retratado nas referidas demonstrações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/Banner-Noticias-1000x325-17.jpg

“O IRB Brasil RE reforça que as suas demonstrações financeiras anuais, semestrais e intermediárias, assim como os respectivos relatórios da administração e comentários de desempenho que a acompanham, são elaboradas segundo as normas contábeis e atuariais vigentes no Brasil com absoluta precisão, passando por um rigoroso processo de governança”, respondeu a IBR Brasil, “A Companhia informa ainda que está avaliando com seus assessores legais, as medidas cabíveis a serem tomadas neste cenário, onde o emissor da carta tem interesse econômico diametralmente conflitante com os interesses da companhia”.

O IRB Brasil é a líder do mercado brasileiro de resseguro. A empresa, ex estatal privatizada em 2013, tem uma participação no mercado de 37%. Cerca de 50% de sua receita é oriunda do exterior. Cotada na Bolsa de Valores de São Paulo a partir de 2017 tem seu controle pulverizado.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião