Ícone do site Suno Notícias

‘Pedacinho’ do Nubank (NUBR33) entra no Imposto de Renda? Veja

Nubank (NUBR33) tem 215% a mais de clientes do que o Inter (INBR31)

Nubank (NUBR33) Foto: Divulgação

Com o programa NuSócios, o Nubank (NUBR33) ofereceu aos seus correntistas a possibilidade de entrar na sua estreia na bolsa de valores e tornar-se um investidor em BDRs, comprando os papéis durante o IPO. Com isso, incrementou a base de investidores brasileiros e também fez com que a empresa ‘marcasse presença’ no Imposto de Renda.

O pedacinho do Nubank foi oferecido em meados de 2021 e teve o fim do lockup em 2022 – justamente o período o qual o Imposto de Renda de 2023 ‘recai’.

O item deve ser declarado no IRPF 2023 caso o investidor se enquadre nas regras atuais ao ficar de fora da isenção por renda e patrimônio, por exemplo.

Vale lembrar que o pedacinho do Nubank só deve ser declarado caso o investidor tenha escolhido ficar com ele.

O banco ofereceu duas outras opções – venda do valor no preço de mercado e troca por uma ‘caixinha’ – e, caso o investidor as tenha escolhido, pode deixar de fora da declaração do Imposto de Renda.

Como declarar

Vale lembrar que o investidor deve calcular e declarar demais BDRs detidos do Nubank que eventualmente tenham sido adquiridos fora do programa do Pedacinho, detalhando o histórico de transações.

Além disso, investidores que não completaram transações com o pedacinho em 2022 mas que aceitaram receber o BDR no início do programa, em 2021, devem preencher a declaração do Imposto de Renda de outra forma.

Quem paga IRPF em 2023?

Regras como a faixa de isenção, o ‘piso’ para negociações e outras mudaram neste ano de 2023, alterando a quantidade de pessoas que precisam declarar e pagar o IRPF.

Em uma toada de solucionar problemas em meio à complexidade tributária, a Grana Capital disponibiliza uma ferramenta gratuita que ‘responde’ ao investidor se entra ou não nas regras de declaração.

“Para isso, construímos uma ferramenta gratuita. Se você procurar por Oráculo do IR, terá acesso a ela, e em uma espécie de Quiz. Você responde e ele lhe diz se você é obrigado ou não, e até mesmo se é recomendado”, explica o CEO da Grana, André Kelmanson.

Saiba tudo sobre o Imposto de Renda

Este conteúdo faz parte da semana especial do Imposto de Renda, que conta com apoio da Grana Capital, aplicativo que ajuda investidores com suas declarações de IRPF.

Todos os dias serão publicados conteúdos gratuitos e acessíveis com informações importantes ao investidor e ao contribuinte de forma geral no site do Suno Notícias.

Você pode conferir a programação completa da Semana do Imposto de Renda aqui.

Sair da versão mobile