Imposto de Renda: aproveite o feriado para enviar sua declaração do IRPF 2024

O feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (30) cai na véspera do prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Com o dia livre em celebração de Corpus Christi, uma dica é aproveitar a data para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024, para os contribuintes que precisam informar seus rendimentos à Receita Federal.

Com vários métodos digitais disponíveis para declarar o IRPF, todo cidadão que recebeu rendimentos acima de R$ 28.735,92 em 2023 tem a obrigação de preencher a documentação ao fisco.

Corpus Christi: Aproveite para fazer a declaração do IRPF 2024?

No feriado de Corpus Christi, os canais para envio da declaração do Imposto de Renda 2024 estarão disponíveis integralmente. O documento pode ser preenchido de três maneiras digitais:

  • Programa gerador da declaração, disponível para download desde o início das entregas da declaração, em 15 de março;
  • Site Meu Imposto de Renda;
  • Aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para sistemas iOS e Android.

O que é a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?

Na declaração pré-preenchida, as informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.

Para fazer a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida, contribuintes podem acessar o documento de forma on-line pelo celular, tablet ou computador, via conta gov.br. A opção só está disponível para CPFs nível prata ou ouro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Portal de Serviços Digitais vai substituir e-CAC do Imposto de Renda

Para este ano, a Receita lançou um novo Portal de Serviços Digitais, que reúne todas as informações, certidões e processos digitais de pessoas físicas e jurídicas, sejam elas do Simples Nacional ou MEI. A plataforma será implementada em fases e, na sua última etapa, substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC.

O e-CAC seguirá funcionando normalmente até que todos os serviços para o Imposto de Renda 2024 e demais informações sejam adaptados à tecnologia do novo Portal de Serviços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno