Ibovespa vira para o positivo com nota de Bolsonaro; veja o texto completo

O presidente Jair Bolsonaro divulgou nota na tarde desta quinta (9) negando que tenha provocado a crise entre os Poderes. No último dia 7, ele participou de manifestações em Brasília e São Paulo e disse que não iria obedecer determinações judiciais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre os quais Alexandre de Moraes e o presidente da Corte, Luiz Fux. Depois da nota, o Ibovespa, que estava em queda, virou: passou a operar em alta de 1% e subiu mais, até fechar em forte alta de 1,72%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“Quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”, escreveu Bolsonaro.

O Ibovespa subia 1,13%, para 114.692 pontos, após a divulgação da carta. Foi uma virada aos 45 minutos do segundo da bolsa. Depois da tensão política na quarta, com a reação de ministros do STF e parlamentares, a percepção no mercado era de que a agenda de reformas no Congresso, incluindo a reforma do Imposto de Renda e a privatização da Eletrobras (ELET3), ficaria travada.

A greve dos caminhoneiros, que bloqueou estradas em 15 estados, aumentou a sensação de perda de controle institucional.

dólar comercial acentuou a queda nesta quinta-feira (9) após a nota do presidente Bolsonaro de defesa da harmonia entre os Poderes. Perto do fechamento, às 16h55, a divisa caía 1,96%, cotada a R$ 5,22.

A derrocada do dólar ante o real partiu da manifestação de Bolsonaro, que, em 10 pontos, disse respeitar a Constituição Federal e não ter tido a “intenção de agredir quaisquer dos Poderes”.

“O passo atrás de Bolsonaro diminui riscos e acalma, marginalmente, os ânimos que sugeriram rupturas. De todo modo, avalio que não se trata de algo suficiente para abarcar novos ou ex-eleitores”, comentou Étore Sanchez,  economista-chefe da Ativa Investimentos. “Trata-se do início de uma reconsideração que, pelo menos, pode voltar a trazer à mesa perspectivas sobre reformas, ainda que diminutas, neste momento se afastam do 0% de chance de avançarem.

Temer: chamado ao Planalto para ajudar a resolver a crise

Na nota, Bolsonaro elencou dez pontos. Em um deles, o presidente diz que as divergências se deram por causa de conflitos de entendimento sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e falou que nenhuma autoridade tem o direito de “esticar a corda”. Ele escreveu ainda que suas palavras, “por vezes contundentes”, são resultado do “calor do momento”.

“Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Mas na vida pública, as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.

Ainda sobre o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro afirmou que as divergências são naturais e que vai buscar resolvê-las por medidas judiciais para assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal.

Por fim, Bolsonaro afirmou que respeita as instituições da República, defendeu o regime democrático e disse que está disposto a manter o diálogo.

A jornalista Delis Ortiz afirmou na GloboNews que foi o ex-presidente Michel Temer quem escreveu a carta de Bolsonaro.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Temer foi chamado ao Planalto a pedido de Bolsonaro. O próprio Temer, de acordo com a coluna Painel, da Folha, intercedeu e conseguiu fazer com que o presidente conversasse com Moraes. Os dois, Bolsonaro e o ministro do STF, falaram pelo telefone.

Não ocorreu pedido de desculpas, diz a matéria da Folha, confirmada pelo Palácio, mas Bolsonaro cedeu e disse que não queria agredir Moraes. Na terça, Bolsonaro disse que não obedeceria ordens judiciais de Moraes.

Temer foi quem indicou Moraes para vaga no Supremo. O ex-presidente disse que foi chamado por Bolsonaro na quarta à noite. Contou que passou o dia em Brasília para escrever a carta de Bolsonaro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ibovespa: ações que mais subiram após fala de Bolsonaro

Após a fala do presidente, as ações que mais subiam no pregão eram:
Petrorio (PRIO3): +8,27
Weg (WEGE3): + 6,44
Eletrobras (ELET3): +5,86
Pão de Açúcar (PCAR3): +4,81
Minerva (BEEF3) : +4,77

A Eletrobras sobe com a expectativa de que a nota do mandatário possa avançar com a privatização da estatal de energia elétrica. Nos últimos pregões, o papel estava sendo pressionada frente as incertezas refletidas no cenário político que colocavam em dúvida sua desestatização.

Por outro lado, as maiores quedas estavam com:
Locamerica (LCAM3): – 0,79
Magazine Luiza (MGLU3): 0,75
Eztec (EZTC3): – 0,20

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Ibovespa vira após carta: “Não queria agredir”

Veja a íntegra da carta:

“Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República federativa do Brasil”

Ibovespa arranca no final do pregão com a carta de Bolsonaro

A divulgação da carta mexeu com o mercado de maneira fulminante. O Ibovespa, que fechou me forte queda na quarta e vinha em baixa nesta quinta, pegou viés de alta, para mais de 1%, quase ao fim do fechamento. O dólar passou a cair, após avançar na quarta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

(Com informações da Agência Brasil)

 

Marco Antônio Lopes

Compartilhe sua opinião