Ícone do site Suno Notícias

Ibovespa opera em queda de 0,4%; Braskem (BRKM5) dispara 20%

Banco do Brasil (BBAS3), Eletrobras (ELET3) e GPA (PCAR3) movimentam mercado Foto: Pixabay

Banco do Brasil (BBAS3), Eletrobras (ELET3) e GPA (PCAR3) movimentam mercado.Foto: Pixabay

O Ibovespa opera em queda de 0,41% nesta terça-feira (11) de pré feriado, aos 114.943 pontos, no mesmo sentido dos mercados internacionais.

O destaque do Ibovespa hoje é a Braskem (BRKM5), que movimenta o noticiário econômico com uma nova oferta pela fatia da Novonor.

As ações da empresa sobem mais de 20% no intradia, figurando como a maior alta da bolsa de valores hoje.

O cenário internacional conta com quedas em Wall Street, com baixa de 0,4% no Dow Jones e de 1,1% no S&P. Na Europa, os índices também sobem de forma generalizada, sendo a Bolsa de Frankfurt (DAX) a que mostra queda de 1,2% no intradia.

O pan-europeu Stoxx-600 cai 1,1% neste cenário.

O cenário de commodities mostra novas retrações no petróleo Brent, que cai 2,3% a US$ 93 por barril.

O mercado de câmbio mostra queda do dólar em 0,62% no intradia, a R$ 5,22 – patamar que fica em linha com o que é projetado por especialistas para 2022, segundo o Boletim Focus.

Notícias que movimentam o Ibovespa hoje

IPCA mostra nova deflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro foi de -0,29%, terceiro mês seguido de deflação. Foi a menor variação para um mês de setembro desde o início da série histórica, segundo o IBGE.

No ano, o IPCA acumula alta de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%, abaixo dos 8,73% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em setembro de 2021, a variação havia sido de 1,16%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, quatro tiveram queda em setembro.

Apesar de recuar menos do que no mês anterior (-3,37%), o grupo dos Transportes (-1,98%) contribuiu novamente com o impacto negativo mais intenso sobre o IPCA do mês: -0,41 ponto percentual (p.p.).

“A inflação de curto prazo continua se beneficiando das medidas fiscais que o governo adotou há uns meses, que foi a redução da alíquota do ICMS para algumas categorias. A deflação já era esperada pelo mercado. Sabemos que esse é um efeito temporário. O mercado esperava deflação de 0,33% e veio 0,29%. Conforme o tempo passa e o mercado se acomode a esse benefício fiscal, a tendência é que a gente comece a ver a inflação novamente”, comenta Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed.

Braskem dispara com possível venda de fatia

No pregão de hoje a Braskem reage às especulações sobre a venda de fatia que pertence atualmente à Novonor, antiga Odebrecht.

Segundo informações do jornal O Globo, a gestora americana Apollo fez uma nova oferta pela Braskem – movimento que, inclusive, fez analistas reiterarem recomendação de compra para os papéis.

“Acreditamos que o preço da oferta também cobriria os valores da dívida da Novonor com bancos brasileiros. Caso essa oferta se concretize, a questão-chave é se a transação poderia acontecer a tempo de ser concluída antes de uma mudança de governo no Brasil. Acreditamos que, se houver uma mudança de governo, provavelmente ele não iria querer a venda da participação da Petrobras na Braskem”, diz o Bradesco BBI.

Lojas Renner com suas próprias plataformas

As Lojas Renner (LREN3) divulgaram o lançamento do programa de fidelidade Estilo Orbi e da plataforma financeira Orbi Bank, que conta com uma conta digital, cashback, entre outras soluções.

“O programa de fidelidade Estilo Orbi oferece recompensas para os clientes mais assíduos da companhia, enquanto a plataforma Orbi Bank, nova solução da Realize CFI, proporciona experiência financeira completa, diferenciada e potencializa a jornada de benefícios”, diz o comunicado da varejista.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores baixas do Ibovespa

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa encerrou o pregão da segunda-feira (10) em queda de 0,37%, a 115.941 pontos.

Sair da versão mobile