Ibovespa sobe 0,60%, a 114 mil pontos, com IBC-Br e PEC Emergencial

O Ibovespa hoje encerrou em alta de 0,60%, a 114.850,74 pontos, em meio ao vencimento de opções e ao cenário político-econômico do Brasil, iniciando uma semana que promete ser quente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) teve um pregão volátil nesta segunda-feira (15), operando entre perdas e ganhos.

O mercado ficou atento à possível saída do general Eduardo Pazuello do Ministério da Saúde. Segundo reportagem do Globo, o chefe da pasta estaria com problemas de saúde e teria pedido ao presidente Jair Bolsonaro para sair do cargo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Entre os cotados pela imprensa para assumir o Ministério, estavam a médica cardiologista Ludhmilla Hajjar e o deputado Luiz Antônio Teixeira. A primeira, no entanto, já negou a possibilidade.

Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que Pazuello permanece à frente da pasta, “com sua gestão empenhada nas ações de enfrentamento da pandemia no Brasil”.

Ainda no front político, Rodrigo Friedrich, head de renda variável da Renova Invest, destacou a promulgação da PEC Emergencial, que destrava uma nova rodada do auxílio emergencial. O texto foi assinado pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Com isso, o governo federal fica livre para encaminhar a medida provisória (MP) para retomar o pagamento das parcelas do auxílio emergencial, considerado um dos mais importantes impulsos à economia no ano passado.

O especialista também chamou atenção para o IBC-Br de janeiro, que avançou 1,04% na comparação com dezembro de 2020. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o índice surpreendeu positivamente ao superar a expectativa da maioria do mercado, que previa um avanço por volta de 0,50%.

Destaques corporativos

Liderando as altas do Ibovespa hoje, as ações da Copel (CPLE6) avançaram mais de 7% depois da empresa aprovar a proposta de reforma do seu Estatuto Social que contempla o desdobramento de ações da companhia na proporção de um papel para dez.

As aéreas Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) também anotaram sessão positiva, chegando às maiores altas do Ibovespa. De acordo com a Ativa Investimentos, o movimento acompanha a informações de que “os aeroportos dos Estados Unidos registraram na sexta-feira seu maior tráfego em um ano, segundo dados publicados pela Agência de Segurança no Transporte (TSA).”

“O desempenho está em linha com a valorização das companhias aéreas em Nova York em função de dados que mostram o aumento de reservas de viagens nas últimas semanas com avanço da vacinação”, o que também repercutiu aqui, disse Rodrigo Friedrich.

Entre a baixas predominavam as empresas exportadoras, incluindo CSN (CSNA3) e Vale (VALE3), que seguiram o movimento negativo do preço do minério de ferro no exterior, ressaltou o analista.

Última cotação do Ibovespa

No último pregão, sexta-feira (12), o Ibovespa encerrou em queda de 0,72%, a 114.160,40 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião