Ibovespa cai 0,49% descolado do exterior; Magazine Luiza (MGLU3) recua 4%

O Ibovespa encerrou em queda de 0,49% nesta segunda-feira (23), atingindo 117.471,67 pontos, em pregão volátil marcado pelo aumento da percepção de risco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O Ibovespa deixou de acompanhar o clima positivo no mercado externo, com a redução dos temores envolvendo a variante Delta e o avanço nos preços do petróleo. Os investidores reagem ainda ao pedido de impeachment apresentado na sexta-feira (20) pelo presidente da República Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

China e alta na Ásia

“Os mercados lá fora estiveram animados, com alta desde a sessão da Ásia, após o governo chinês informar não ter havido novos casos de coronavírus no país. Entre as commodities, grande destaque para a recuperação dos preços do petróleo. O evento mais aguardado da semana virá na sexta-feira, com o encontro anual de Jackson Hole, do Federal Reserve”, diz Bruno Madruga, head de renda variável da Monte Bravo Investimentos.

Na China, foi a primeira vez desde julho que não houve nenhum caso local de covid-19, “o que mostra uma possível estabilidade no surto da doença”, diz Túlio Nunes, especialista de finanças da Toro Investimentos, chamando atenção também, no país, para “avanços nas aprovações de abertura econômica, após polêmicas sobre regulação”.

Aqui, o enfraquecimento político do governo mantém o mercado na defensiva quanto ao fiscal, em meio a uma reforma de IR polêmica – com votação remarcada para esta semana na Câmara, após adiamentos – e formação, hoje, de uma frente de governadores contra ameaças percebidas à democracia.

Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria, afastou um comandante da PM por simpatia aos apelos por insurgência, fator que deve ganhar relevância à medida que se aproxima o 7 de setembro, especialmente tensionado este ano pelo acirramento da disputa entre o presidente Bolsonaro e a cúpula do Judiciário. “Investidores locais mantêm o foco na crise de confiança instalada pelo presidente Jair Bolsonaro e por temores de piora das contas públicas com as eleições no ano que vem”, observa em nota a equipe de análise da Terra Investimentos.

‘A Bolsa operou o dia todo praticamente no campo negativo. Nenhuma ação com alta expressiva. O índice de materiais básicos subiu e dólar esteve bastante volátil,” destacou Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.

Em participação em evento nesta segunda-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu que o ambiente de antecipação das eleições prejudica a economia, causando muito barulho, mas nenhum fundamento, segundo ele, indica que o País esteja fora de controle. “Espero que excessos de uma parte ou de outra sejam moderados. Precisamos moderar os excessos para garantir a recuperação econômica, que está praticamente garantida. Muito tem se falado do déficit, sobre a possibilidade de descontrole fiscal, mas os fundamentos continuam indicando que estamos fazendo o trabalho certo”, disse o ministro.

Movimentação do Ibovespa hoje

A cotação do Ibovespa não caiu mais por causa da ação da Petrobras (PETR4), que subiu mais de 1%, com a alta no preço do petróleo Brent. PetroRio (PRIO3) acompanhou.

A Embraer (EMBR3) ficou na ponta positiva do índice acionário, após sua subsidiária Eve anunciar um acordo para fornecer “carros voadores” para a Ascent. A fabricante de aeronaves também se beneficiou de ventos favoráveis para papéis do setor de aviação no mercado internacional. CVC (CVCB3), Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) ficaram no positivo.

A baixa nos preços dos contratos futuros de minério de ferro, devido às restrições impostas por Pequim à produção e comercialização da commodity, pesou sobre ações de siderúrgicas e da Vale (VALE3).

Varejistas também sofreram nesta sessão. Americanas (AMER3), Lojas Americanas (LAME4), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) terminaram em queda.

Ibovespa cai 0,49% com aumento da percepção de risco; Magazine Luiza (MGLU3) recua mais de 4%
Ibovespa hoje. Foto: Reprodução Status Invest

Maiores altas do Ibovespa 

As maiores altas do Ibovespa no dia de hoje foram:

Maiores baixas do Ibovespa 

As maiores baixas do Ibovespa no dia de hoje foram:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Notícias que movimentaram a bolsa de valores 

  • Eve fornecerá ‘carros voadores’ para a Ascent
  • Curva de juros em alta afeta setor de construção
  • PMI composto dos EUA recua a 55,4 em agosto

Eve, da Embraer (EMBR3), anuncia acordo para fornecer ‘carros voadores’ para a Ascent

A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, e a Ascent Flights Global anunciaram o aprofundamento da parceria para desenvolver um “ecossistema robusto” de mobilidade aérea urbana na região da Ásia-Pacífico.

A partir de 2026, a Eve fornecerá à Ascent até 100 mil horas de voo no veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), o “carro voador”. A Eve planeja colocar até 100 aeronaves para serem comercializadas pela plataforma da Ascent em suas rotas atuais e futuras.

A empresa de Cingapura, que atua como um aplicativo sob demanda, pagará pelo tempo de voo nas aeronaves da Eve ao mesmo tempo em que vai operar em conjunto com outros parceiros na Ásia-Pacífico e de outros mercados.

A aeronave será utilizada em grandes cidades como Bangcoc (Tailândia), Manila (Filipinas), Melbourne (Austrália), Tóquio (Japão), e também em Cingapura.

Setor de construção cai com alta dos juros futuros

Os juros futuros registraram alta, em meio à turbulência político-institucional e temores com o fiscal. A movimentação prejudicou papéis do setor de construção, impactados pela taxa de juros.

As açãos da MRV (MRVE3), da Eztec (EZTC3) e da Cyrela (CYRE3) recuaram mais de 2% na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

PMI composto dos EUA recua a 55,4 em agosto, menor nível em 8 meses

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 59,9 em julho para 55,4 em agosto, atingindo o menor nível em oito meses, segundo dados preliminares divulgados pela IHS Markit. Apesar da queda, a leitura acima da marca de 50 mostra que a atividade da maior economia do mundo segue se expandindo, ainda que em ritmo mais contido.

O PMI industrial americano recuou de 63,4 para 61,2 no mesmo período, tocando o menor patamar em quatro meses. A previsão de analistas consultados pelo Wall Street Journal era de recuo bem menor, a 63,1.

O PMI de serviços dos EUA, por sua vez, diminuiu de 59,9 em julho para 55,2 em agosto, menor nível em oito meses. Neste caso, a projeção era de declínio a 59,4.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Desempenho dos principais índices 

Além do Ibovespa, confira o fechamento dos principais índices da bolsa hoje:

  • Ibovespa hoje: -0,49% / 117.471,67
  • IFIX hoje: +0,52% / 2.719,43
  • IBRX hoje: -0,57% / 50.316,53
  • SMLL hoje: -0,18% / 2.829,31
  • IDIV hoje: -0,69% / 6.642,52

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma alta de 0,76%, aos 118.052,77 pontos.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião