O Ibovespa inicia esta quinta-feira (26) em alta com um certo alívio guerra comercial, revisão do crescimento brasileiro e PIB norte-americano.
Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava uma alta de 0,35 alcançando 104.841,85 pontos. O mercado está atento à possibilidade de acordo entre EUA e China.
Além disso, segue no radar dos investidores bons resultados do PIB dos EUA e melhor projeção do Banco Central sobre o crescimento brasileiro
Acordo na guerra comercial
As bolsas internacionais estão reagindo positivamente a fala do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre um possível acordo comercial com a China.
O presidente norte-americano reiterou na última quarta-feira (25) que o acordo comercial poderia acontecer mais cedo do que era esperado. “Eles querem muito fazer um acordo… Isso pode acontecer mais cedo do que você pensa”, afirmou Trump.
Confira: J.P. Morgan: solução da guerra comercial acontecerá após as eleições de 2020
O presidente dos Estados Unidos segue pressionado devido à abertura do processo de impeachment pelo Partido Democrata na Câmara dos Representantes. Trump é acusado de violar leis em benefício próprio para as eleições de 2020.
PIB do Brasil
O Banco Central (BC) aumentou levemente a sua projeção para o crescimento do PIB no Brasil neste ano. Ao final de 2019, a instituição monetária central brasileira espera que a econômica do País tenha crescido 0,9%, ante 0,8% de antes.
Ainda, o BC informou que aguarda uma expansão de 1,8% em 2020, segundo o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta quinta-feira (26).
Veja também: Banco Central do Japão declara que deve aliviar política monetária
Entretanto, as estimativas para o próximo ano, está em “elevado grau de incerteza”. O BC ressalta que a contínua expansão está condicionada às reformas e ajustes na economia.
No relatório, inclusive, o Banco Central demonstrou que continua enxergando a possibilidade para mais cortes na taxa de juros básica, a Selic.
Crescimento estadunidense
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA reportou um crescimento de 2% no segundo trimestre deste ano, conforme dados oficiais do governo norte-americano divulgados nesta quinta-feira (26).
Confira: Juros baixos não são ‘gatilhos’ para Brasil retornar ao grau de investimento, diz Moody’s
Essa foi a terceira estimativa do dado que é calculado pelo Departamento de Análises Econômicas (BEA na sigla em inglês), do país. Na estimativa anterior, foi registrada uma expansão de 2,4%, um pouco maior do que a oficial para o intervalo de abril-junho.
Nos primeiros três meses do ano, o PIB norte-americano cresceu 3,1% mesmo os fortes impactos da guerra comercial.
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, na quarta-feira (25), o Ibovespa encerrou o pregão em queda de 0,58%, chegando a 104.480,977 pontos.
Notícias Relacionadas