Balanços da semana

Guerra na Ucrânia faz Banco Central da Rússia subir juros de 9,5% para 20%

O Banco Central da Rússia decidiu nesta segunda-feira, 28, elevar sua taxa básica de juros de 9,5% a 20%. A instituição diz que as condições externas para a economia russa “mudaram drasticamente”, no momento em que o país lança uma guerra contra a Ucrânia e é alvo de sanções internacionais.

Segundo comunicado do BC, a elevação dos juros garantirá uma alta nas taxas de depósito “para níveis necessários a fim de compensar a maior depreciação do rublo e os riscos de inflação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O BC diz que tem como objetivo apoiar a estabilidade financeira e de preços e proteger as economias dos cidadãos de se depreciar. Afirma ainda que outras decisões sobre juros serão tomadas levando-se em conta os riscos com as condições externas e domésticas e a reação dos mercados financeiros, bem como a inflação e suas expectativas.

Em outro comunicado nesta segunda-feira, o BC da Rússia diz que a partir desta data os operadores locais estão “proibidos de vender ativos sob instruções de não residentes”.

Desvalorização do rublo

A moeda russa opera nesta segunda-feira em forte desvalorização ante o dólar, uma reação às sanções econômicas que estão sendo impostas ao país por União Europeia Estados Unidos e Reino Unido. A queda já chega a 30%. Com a turbulência, o BC informou que a bolsa de valores de Moscou não vai funcionar hoje. Novas sanções à Rússia devem ser anunciadas também pelo Japão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No sábado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou a paralisação dos ativos do Banco Central da Rússia, medida que, segundo ela, “vai tornar impossível para o Banco Central liquidar seus ativos”.

Alguns bancos russos foram excluídos do sistema global de pagamentos, o Swift, em relataliação à invasão da Ucrânia pela Rússia.

*Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião