Governo lança base de dados pública sobre agropecuária no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou na terça-feira (25) o portal do Observatório da Agropecuária Brasileira, onde foram reunidos dados de mais de 200 bases mapeadas acerca da safra agrícola, da previsão climática, do crédito rural, além de informações sobre o setor pesqueiro e imagens georreferenciadas da área rural.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Temos um marco de informações atualizadas, dados consistentes para a tomada de decisões. Isso vai fazer com que o Brasil consiga, neste momento difícil que vivemos hoje, mudar sua imagem. Não haverá mais desconhecimento em relação à agropecuária brasileira”, disse a ministra Tereza Cristina.

O objetivo do serviço é fortalecer e aprimorar a integração, a gestão e o monitoramento dos dados e informações para o setor agropecuário. O acesso é aberto ao público, sendo algumas informações disponíveis de acordo com os perfis de acesso.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A expectativa do governo é de cerca de 1 milhão de consultas realizadas no período de uma semana a partir do lançamento. A ferramenta suporta 500 acessos simultâneos a suas bases de dados.

Dados da Agropecuária

De acordo com o Ministério da Agricultura, as informações estão disponíveis a partir de dois principais ambientes: na “Plataforma Estatística” e na “Plataforma Geoespacial“.

Na primeira será possível encontrar dados numéricos, tabulares e representações gráficas acerca de temas da agropecuária. A plataforma pode ser consultada com a utilização de filtros por período e estratificação em nível nacional, estadual e municipal, além de dados quantitativos e qualitativos.

O formato Geoespacial é dedicado à integração de dados e informações territoriais, que podem ser visualizados e construídos de acordo com a necessidade e interpretação dos usuários. A plataforma está organizada por ambiente de visualização de camadas, relatórios quantitativos e painéis temáticos que detenham qualquer tipo de atributo e representação cartográfica dos dados.

Nos painéis temáticos, é possível consultar as áreas de agropecuária sustentável e meio ambiente; aquicultura e pesca; crédito rural; produtos agrícolas; Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc); e solos brasileiros.

Ainda há o Zarc, o qual reúne informações consolidadas de portarias do zoneamento para cada cultura, grupo, período do ano e tipo de solo, além de ferramentas integradas para interpretação da informação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Os dados do Observatório são oriundos do Mapa e suas vinculadas como Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Ainda compõem o banco de dados registros do Banco Central do Brasil (Bacen), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião