Goomer viu na pandemia a oportunidade; agora é hora de rentabilizar

A crise do coronavírus (covid-19) causou, de forma repentina, grandes transformações nas empresas. Se não pela dificuldade financeira, na necessidade e velocidade de execução. Na Goomer, uma startup de food service com sede em Sorocaba (SP), não foi diferente.

A pandemia fez com que a startup, que contava com cardápios em tablets e atendimento via totem em fast foods como Madero, Gendai, KFC e Spoleto, antecipasse os planos para o ano que vem e lançasse o GoomerGO, uma plataforma totalmente gratuita para delivery dos restaurantes via Whatsapp.

A mudança foi repentina. O primeiro final de semana após decreto de quarentena imposto no Estado de São Paulo impôs uma queda de 25% nas vendas dos restaurantes que já utilizavam o Goomer. A queda foi aumentando até chegar a quase 100% em poucos dias, quando diversos locais ligaram à startup pedindo uma solução online.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

“Os clientes nos ligavam para dizer que tinham 30% de vendas pelo Ifood, mas que como a taxa era muito alta, não podiam depender só disso para vender até porque minha marca vai morrer”, conta Felipe Maia Lo Sardo, CEO da Goomer.

Em quatro dias, 80% do time de cerca de 60 funcionários que foi deslocado ao desenvolvimento do novo produto apresentou a solução aos restaurantes utilizando um canal já usado pelos restaurantes.

“As plataformas como Ifood ficaram muito competitivas e quem já vendia por lá, passou a vender menos. Por isso, o WhatsApp começou a ser usado como canal de venda”, contou o CEO da Goomer, Felipe Maia Lo Sardo.

Dessa forma, o cliente recebe o cardápio via e-mail, redes sociais ou mesmo Whatsapp e faz o pedido utilizando a plataforma dentro do aplicativo de mensagens. Em cerca de 70 dias de operação, o GoomerGo já conta com 27 mil estabelecimentos cadastrados.

“A crise, no final das contas, fez com que nós ampliássemos o nosso core bussiness, que apesar de já ser planejado, teve de ser antecipado. As perspectivas são as melhores a partir de então”, conta Felipe.

É hora de rentabilizar

Em meio a crise e a queda vertiginosa do faturamento dos restaurantes, a Goomer optou por oferecer a solução do GoomerGo de forma gratuita às empresas. Em março, a empresa captou mais uma rodada de investimentos, que apesar de não ter o montante revelado, ficou na casa dos milhões, que deu fôlego ao novo projeto.

Rafael Laganaro, Daniel Wassano e Felipe Lo Sardo, fundadores da Goomer
Rafael Laganaro, Daniel Wassano e Felipe Lo Sardo, fundadores da Goomer

“Íamos começar a captar uma outra rodada de R$ 20 milhões, mas com a pandemia pausamos o processo. Agora, voltamos a conversar com alguns fundos para captar novamente”, disse Maia.

Agora, porém, é hora de rentabilizar a plataforma. Para isso, o GoomerGo terá funcionalidades adicionais para os estabelecimentos que quiserem pagar, com planos a partir de R$ 29,90.

“O WhatsApp é uma ferramenta de entrada onde você consegue contabilizar os pedidos. Mas, caso você tenha muitos pedidos, isso pode atrapalhar sua operação. Então levamos isso a uma plataforma que monitora os clientes, capta informações e tudo que é relevante de apoio operacional”, afirmou ele.

Esses planos tornam o GoomerGo rentável, segundo o CEO. Além disso, com a base de clientes, o time comercial, de forma ativa, tenta vender outras soluções da Goomer a essas empresas.

GoomerGO, Instagram e concorrência

Além do lançamento do GommerGo, a startup foi uma das cinco empresas brasileiras a serem selecionadas pelo Facebook, dono do Instagram, para uma parceria de vendas pela rede social.

“Na tela inicial do Instagram você pode pedir uma refeição que vai direto para o link de delivery. Globalmente, apenas UberEats e o conglomerado de Ifood e na América Latina o Rappi. Agora, o GoomerGo entrou como uma nova opção, mas a única que não é marketplace e sem cobrança de comissão”, disse Maia.

De acordo com o CEO da Goomer, apesar de a concorrência ser acirrada no mercado de food service, o GoomerGo deve ser uma alternativa de independência dos restaurantes em relação as taxas dos marketplaces.

Leia Também: Incognia é estratégia de donos da Inloco para “novo mundo”

“Como atuamos em diversos pontos do mercado, temos diversos estilos de concorrentes. No caso do GoomerGo, temos um perfil mais direto, que são as plataformas de delivery como a nossa, sem comissões, como Delivery Direto e outras, além dos marketplaces, que são indiretos, como o Ifood, dado que eles são muito focados no marketing e já engloba a logística”, disse o CEO.

“Não queremos eliminar o Uber Eats ou o Ifood, mas sim complementar como mais uma plataforma de vendas, com marketing próprio e sem comissão a essas empresas”, afirmou o CEO da Goomer.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião