Ícone do site Suno Notícias

Vale a pena investir em Gerdau (GGBR4)? Saiba qual é a avaliação da XP

Gerdau (GGBR4)

Gerdau (GGBR4): Foto: Divulgação.

As ações da Gerdau (GGBR4) lideram as altas do Ibovespa nesta quinta-feira (24), após a divulgação de um relatório da XP. A corretora reiterou a recomendação de compra para os papéis e elevou o preço-alvo da ação para R$ 23,00, o que representa um potencial de valorização de 34% em relação à cotação atual.

No relatório divulgado nesta manhã, a XP destacou que as ações da Gerdau são a principal escolha da casa dentro do setor de Metais e Mineração.

Segundo os analistas da casa, o ano de 2025 deve marcar uma virada na geração de caixa da empresa, com uma expectativa de aumento expressivo no fluxo de caixa livre (FCF). Para a XP, esse potencial de geração de caixa ainda não está refletido no preço atual da ação.

Vale a pena investir em Gerdau?

Um dos principais pilares da tese de investimento da XP está no desempenho da operação norte-americana da companhia. A unidade deve continuar registrando bons resultados, apoiada por tarifas que protegem o mercado interno dos Estados Unidos e por uma demanda doméstica consistente.

“Esperamos um desempenho operacional sólido da divisão norte-americana ao longo de 2025 e 2026”, afirma o relatório.

No Brasil, o cenário segue desafiador, mas há sinais de alívio. A XP destaca que os preços do aço estão próximos de um piso e que iniciativas de corte de custos podem ajudar a reverter a pressão sobre os resultados. Entre as medidas mencionadas estão o início da operação da nova linha de laminação a quente (HRC) em Ouro Branco e investimentos em mineração.

A casa também ressalta que, à medida que os investimentos estratégicos forem sendo concluídos, a empresa terá menos compromissos de capital. Com isso, a geração de caixa pode crescer de forma consistente entre 2026 e 2027, com expectativa de retornos entre 9% e 12%.

“Em suma, à medida que a Gerdau avança na conclusão de seu capex estratégico, a combinação de EBITDA em recuperação no Brasil e níveis de rentabilidade sustentáveis nos EUA e a redução dos compromissos de investimento a partir de 2026E impulsiona o lado positivo assimétrico que vemos no FCF e no valuation”, destaca a XP.

Preço-alvo de GGBR4

O preço-alvo da ação GGBR4 definido pela XP é de R$ 23,00 por ação, o que representa um upside de 34% em relação à cotação dos papéis na divulgação do relatório. A instituição financeira avalia que os múltiplos atuais da empresa, como preço sobre lucro (P/E) e valor da firma sobre EBITDA (EV/EBITDA), refletem uma visão pessimista sobre os lucros futuros, o que não condiz com as perspectivas atuais da companhia.

Além disso, segundo o relatório, a exposição da Gerdau ao mercado norte-americano pode favorecer uma reprecificação das ações no futuro.

Vale destacar que esta matéria não representa uma indicação de compra ou venda das ações da Gerdau (GGBR4).

Sair da versão mobile