MXRF11 registra marca histórica na Bolsa e é o 1º fundo imobiliário a ter 1 milhão de investidores

O fundo imobiliário MXRF11 atingiu a histórica marca de 1 milhão de investidores, de acordo com as informações de seu novo informe mensal, divulgado nesta terça-feira (16).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Com isso, o MXRF11 não apenas se consolida como o maior fundo imobiliário do mercado em quantidade de investidores, como também é o primeiro FII da indústria a chegar a essa marca.

Na comparação com os dados do informe anterior, que tinha sido divulgado em dezembro, o número de investidores do fundo imobiliário MXRF11 mostrou uma alta de 2,35%. Ao final de novembro o Maxi Renda tinha 999.290 investidores, enquanto ao final de dezembro atingiu 1.022.791.

O último boletim mensal de fundos imobiliários da B3, de dezembro de 2023, aponta que a quantidade de cotistas de FIIs no Brasil é de cerca de 2,503 milhões.

Ou seja, o número atualizado de cotistas do FII MXRF11 corresponde a mais de 40% do total de investidores de FIIs do mercado.

O segundo colocado entre os maiores fundos imobiliários em quantidade de cotistas é o HGLG11, com aproximadamente 441 mil. A quantidade atual do Maxi Renda é cerca de 132% maior que isso.

De acordo com o portal Status Invest, o MXRF11 tinha 740 mil investidores até o final de dezembro de 2022. Assim, a alta acumulada nos últimos 12 meses está na casa dos 38%, dando continuidade ao avanço de 51,3% em 2022 e de 55,8% em 2021.

Quais os motivos do crescimento do MXRF11?

O Maxi Renda é um FII de papel, apesar de ter um mandato mais amplo de investimento. Além dos ativos financeiros com lastro imobiliário, como CRI, debênture, LCI e LH, o MXRF11 também pode aplicar seus recursos em cotas de outros FIIs e em ativos imobiliários, como imóveis comerciais e projetos imobiliários residenciais.

Em 2023, o analista-chefe de Fundos Imobiliários da Suno Research, professor Marcos Baroni, já havia trazido algumas razões para o MXRF11 ser tão popular, de acordo com a visão do especialista.

Baroni diz que um dos fatores positivos ao fundo MXRF11 nesse sentido é o tempo que ele usa uma estratégia mais híbrida. O Maxi Renda tem mais de 10 anos de história, de modo que sua criação se deu em 2012.

“Ele foi meio que um precursor de uma estratégia um pouco mais híbrida, embora de uns anos para cá foi mais direcionado a fundo de recebíveis”, afirma.

O analista também destaca que o MXRF11 é um fundo imobiliário que negocia na base 10, favorecendo a sua maior popularidade. “Eles saíram na frente nessa questão de colocar cota na base dez. Isso fez com que o fundo ficasse mais popular, mais acessível, foi uma renovação. Claro que já tínhamos algumas coisas no mercado, mas o fato de ser base dez fez com que ganhasse popularidade”, explicou Baroni.

Outro ponto relevante é a estratégia adotada, visto que, na visão de Baroni, “o fundo sempre procurou dentro dessa estratégia de ser híbrido ter uma carteira bem diversificada entre inflação e CDI. Então isso fez com que o fundo mantivesse um rendimento mais estável”.

Além disso, Baroni também lembra que o MXRF11 está dentro da distribuição da XP, que é uma corretora bastante popular e que conta com um alto alcance no mercado de fundos imobiliários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Tags
João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião