Fundador da MRV vai abrir operação da CNN no Brasil

O canal americano de TV CNN pôs um pé no Brasil. Conforme anunciou o empresário Rubens Menin, fundador e presidente do conselho da construtora MRV, o canal começará a funcionar já no segundo semestre de 2019.

Rubens Menin será o responsável por trazer a CNN para o Brasil. Douglas Tavolaro, que deixou a Record no fim do ano passado, será o presidente da Novos Mídia. A empresa, de capital brasileiro, terá o licenciamento da marca americana em território brasileiro.

O grupo terá um canal de notícias 24 horas, transmitido por meio de TV por assinatura e por plataformas digitais. Segundo Menin, a preparação para colocar o canal em funcionamento no segundo semestre começa o quanto antes. Ele projeta a contratação de 400 jornalistas. A CNN Brasil terá sede em São Paulo, mas a previsão é de redações em Brasília e Rio de Janeiro também.

“É com muita satisfação que comunicamos construção em nosso país da rede de notícias CNN Brasil, um canal de televisão por assinatura brasileiro que obteve da Turner Int., um dos maiores grupos de mídia do mundo, licença para uso dessa marca”, escreveu Menin em seu Twitter nesta segunda (14).

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o fundador da MRV disse que o projeto nasce num momento importante para a consolidação da democracia no País.

“Embora o setor de mídia esteja passando por dificuldades, acreditamos que o projeto irá dar certo”, disse. “Acho que a CNN é uma marca séria, com credibilidade e idônea”.

Menin, entretanto, não revelou valores da operação da abertura da CNN Brasil.

Comunicado oficial sobre a CNN Brasil

Confira as declarações de Menin e Tavolaro no comunicado oficial divulgado nesta segunda:

“A CNN é um ícone global e a parceria com essa marca é o sonho de um jornalista se tornando realidade”, disse Tavolaro. “Estou deixando um dos maiores e mais importantes grupos de mídia do país com gratidão por tudo que vivi lá e não poderia estar mais animado sobre esta próxima fase da minha carreira”.

“Nosso objetivo é contribuir com a democratização da informação no Brasil. Um país com uma sociedade livre e desenvolvida só é construído com uma imprensa plural”, disse Menin. “Já existem boas plataformas de notícias localmente, mas acreditamos que há espaço para uma nova opção. A chegada de uma grande marca fortalece e valoriza o jornalismo. Estamos felizes e motivados com esse acordo com a CNN“.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião