Ícone do site Suno Notícias

Ford vai cortar milhares de vagas na Europa para economizar US$ 14 bi

Planta da Ford em São Bernardo do Campo

Planta da Ford em São Bernardo do Campo

A Ford anunciou nesta quinta (10) que vai cortar milhares de empregos na Europa. A ação é parte de seu plano de economizar US$ 14 bilhões.

Além do corte da força de trabalho, a Ford vai abandonar mercados não lucrativos e descontinuar linhas de veículos deficitários. O objetivo da montadora é alcançar uma margem de lucro operacional de 6% na Europa.

A empresa disse que vai deixar o segmento de minivans, rever suas operações na Rússia e reunir as sedes da Ford e da Ford Credit no Reino Unido. Todas as operações na Europa estão agora sob revisão. O anúncio contraria a estratégia do grupo em um dos mercados mais competitivos da indústria.

As unidades em Bridgend, País de Gales, e em Dagenham, na Inglaterra, podem sofrer cortes “significativamente mais dramáticos”. Isso caso o Reino Unido deixe a União Europeia sem um acordo comercial.

Saiba mais: Venda de carros novos deve crescer até 12% em 2019, diz Ford

“Estamos tomando ações decisivas para transformar os negócios da Ford na Europa. Não se trata de tornar o negócio hoje mais eficiente, mas de reformulá-lo completamente”, declarou Steven Armstrong, vice-presidente para Europa, Oriente Médio e África.

Na Europa, a montadora americana tem enfrentado dificuldades para gerar lucros. Registrou um prejuízo de 245 milhões de euros no terceiro trimestre de 2018. O resultado não desconta juros e impostos, o que equivaleria a uma margem Ebit negativa de 3,3%.

Armstrong não deu detalhes do número exato do corte nas vagas de emprego da Ford. Segundo ele, isso depende de negociações com líderes sindicais, mas “está na casa dos milhares”.

Sair da versão mobile