Fiocruz libera doses da vacina de Oxford para distribuição

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou, por volta das 14h15 de hoje, as doses da vacina Oxford/AstraZeneca para serem entregues ao Ministério da Saúde, e distribuídas pelo Brasil. De acordo com o site G1, a carga que veio da Índia foi submetida a um processo de análise de segurança durante a madrugada, atendendo a uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A análise da Fiocruz incluiu verificação de temperatura e o etiquetamento das vacinas, com informações em português. Também foram coletadas amostras para análise de protocolo e liberação do produto.

A carga com 2 milhões de doses da vacina, produzidas na Índia, chegou ao Rio às 22h, após a autorização por parte do governo indiano. Até então, a Índia havia enviado remessas de vacinas gratuitas para países vizinhos, e agora foram liberados os envios comerciais. Além do Brasil, o Marrocos foi outro beneficiado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o site, o governo indiano havia suspendido as exportações da vacina até iniciar seu próprio programa nacional de vacinação, no final de semana passado.

Entrega da vacina da Índia atrasou

Nesta quarta-feira (20), o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, negou que problemas políticos e diplomáticos estivessem causando o atraso. Inicialmente, a entrega estava prevista para o último dia 17.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A vacina de Oxford vai fazer parte do Plano Nacional de Imunização, que começou no último dia 17, com 6 milhões de doses da CoronaVac. Ontem, outras 4,8 milhões de doses da CoronaVac foram aprovadas para uso emergencial no país.

Às 16h, o infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Estevão Portela, será o primeiro a receber a vacina de Oxford. A médica pneumologista do Centro de Referência Professor Helio Fraga, da Fiocruz, também será vacinada.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião