Expert XP 2023: ‘Sou otimista com o mercado acionário do Brasil’, diz Tiago Reis, fundador da Suno

Em painel durante a Expert XP 2023, Tiago Reis, fundador da Suno, disse ser otimista em relação ao potencial do mercado acionário do Brasil, descartando uma correlação direta dessa valorização com o crescimento econômico do País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“A nossa mineradora é uma das mais lucrativas do mundo. O retorno sobre capital do Brasil se dá por dinâmica oligopolizada, com forte geração de caixa. Sou otimista com o mercado acionário do Brasil, mas porque o múltiplo está abaixo da media histórica, e o Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE) é bem acima da média mundial”, afirmou.

Para o fundador da Suno, o múltiplo das empresas brasileiras está entre os menores do mundo, o que faz com que os dividendos delas também sejam superiores à outras nações. “O dividendo das empresas brasileiras é muito alto, o dividend yield do Ibovespa é um dos maiores do mundo. Por isso, eu acho que a tendência de longo prazo para a Bolsa brasileira é pra cima”, disse Tiago Reis.

Queda da Selic

Para Tiago, a queda na taxa Selic, de forma geral, tem um impacto maior em empresas voltadas para o setor interno ou que possuem um balanço mais alavancado. “Porém, apostar em empresas deste tipo tem um risco muito grande, que eu não gosto de correr. Eu gosto de comprar empresas saudáveis”, disse.

“Eu busco empresas que tenham mérito em si mesmas e que não dependam da taxa de juros para nada. Eu acho praticamente impossível montar uma carteira com essa teoria de que a taxa de juros vai cair, acrescentou.

Potência do agronegócio

Ainda durante painel na Expert XP, Tiago Reis destacou que o agronegócio é uma das grandes potências econômicas do Brasil, responsável por sustentar o Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos trimestres.

“A gente tem uma força que cresce e vai continuar crescendo, que é o agro. Hoje ele é representativo do PIB e, felizmente não depende muito de Brasília, tem muito mais a ver com a urbanização da Ásia, por exemplo. O crescimento do Brasil vem de impacto grande do agro”, pontuou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Empresas no radar

Pensando em um horizonte longo, Tiago afirmou que na hora de investir, procura empresas com algumas características, como balanços sólidos, lucro elevado, administração competente e que tenham um crescimento em linha com PIB, por exemplo.

O fundador da Suno citou o Banco do Brasil (BBAS3), por exemplo, que possui algumas vantagens competitivas de alguns nichos. “Ele é o maior operador do Plano Safra e, por isso, consegue vender outros produtos para o agricultor, como seguro, por exemplo”, explicou.

“A Petrobras (PETR4) tem um balanço sólido, paga bastante dividendo. É uma ação que tem subido de uma maneira bem expressiva. A Vale (VALE3) eu acho que é uma empresa que tem reservas minerais de altíssima qualidade, de um produto que vai ter sempre demanda, apesar de preocupações com a China”, pontuou.

Por outro lado, disse Tiago, empresas com balanços ruins e histórico ruim de lucratividade acabam ficando em segundo plano. “O varejo em geral tem que ter um cuidado grande. Geralmente, o que tem yield alto tem risco alto também. O mais importante de saber o que comprar é o que não comprar”, finalizou o fundador da Suno durante painel na Expert XP 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião