Entenda a diferença entre o dólar de turismo e de mercado

Você sabe o por quê paga mais caro no dólar quando vai viajar, do que o preço veiculado pelos meios de comunicação?  Qual o motivo desta diferença?

É simples. Existem duas maneiras de se comprar a moeda americana; para turismo e para o comércio. O valor do dólar que geralmente é repassado pela mídia é o comercial, que tem um preço de compra muito mais barato que o turístico, aquele comprado para viagens internacionais em lojas de câmbio. A verdadeira denominação deste tipo de compra é dólar turismo.

Este, é usual para viagens internacionais, calculo de pacotes para viagem e conversão dos débitos gastos com o cartão de crédito no exterior. O preço da divisa é mais alta pois a quantidade de compra é pequena , além de ter embutido em seu valor encargos, como o IOF (imposto sobre operações financeiras) e outros gastos repassados da própria loja de câmbio ou corretora, por exemplo, aluguel do espaço físico, pagamento de funcionários e seguro anti-roubo.

Enquanto isso, o dólar comercial é mais barato, já que é comprado por empresas de exportação de mercadorias. Estas companhias usam a moeda americana para comprar ou vendar  produtos no mercado futuro. Além disso, as empresas compram remessas maiores de dinheiro, assim conseguindo desconto em taxas.

A lógica é a mesma do mercado de varejo e atacado. Quando mais se compra, mais desconto você terá.

 

 

 

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião