Ícone do site Suno Notícias

Empregados da Eletrobras (ELET3) podem fazer greve contra mudança em plano de saúde

Eletrobras (ELET3): lucro sobe no 1T22

Eletrobras. Foto: Reprodução Facebook

Os empregados da Eletrobras (ELET3) devem decidir hoje (12) se entrarão em greve, após alterações no plano de saúde da categoria. A partir de fevereiro, a estatal vai aumentar de 10% para 40% a contribuição dos funcionários no plano de saúde.

Se decidirem pela mobilização, a greve dos funcionários da Eletrobras começará a partir da zero hora do próximo dia 17, e terá tempo indeterminado.

A realização da greve na Eletrobras foi aprovada no dia 7 de janeiro, quando a Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel) informou que tentaria negociar com a empresa a manutenção do desconto de 10%, ainda praticado este mês.

A assembleia desta quarta visa ratificar a decisão do dia 7, já que não houve alteração por parte da estatal.

Segundo a Aeel, a redução da participação da estatal no plano de saúde tem como pano de fundo a capitalização da Eletrobras, a fim de entregar uma empresa mais “enxuta” para os próximos acionistas.

A redução da participação patronal no plano de saúde está prevista no Acordo Coletivo de Trabalho e teria como base uma resolução de 2018, da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPar), mas que foi derrubada no Senado Federal no ano passado.

Veja também:

Eletrobras diz quando pretende fazer o pedido de follow-on na CVM e SEC

A Eletrobras (ELET3) informou nesta terça-feira (11) que pretende protocolar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) um pedido de registro de follow-on — oferta pública global de distribuição de ações e American Depositary Receipts (ADR) –, no segundo trimestre de 2022.

A oferta faz parte do plano de desestatização da companhia. A emissão de ações da Eletrobras busca reduzir a participação da União no capital da empresa para 45%, considerando as ações com direito a voto.

Hoje, o governo tem participação de 72,33%. Em relação ao capital total, a participação do governo cairia dos atuais 61,77% para 40,84%.

A quantidade de ações ordinárias e de ADRs que serão ofertadas, assim como a faixa indicativa de preço, ainda não foi determinada. A oferta precisa ser aprovada pelos seus acionistas e órgãos competentes.

Cotação da ELET3

A ação da Eletrobras (ELET3) encerrou o pregão de hoje em alta de 5,26%, valendo R$ 31,41.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile