Eve, subsidiária da Embraer (EMBR3), estreia na Bolsa de NY em forte queda

A Eve,  startup de “carros voadores” e subsidiária da Embraer (EMBR3), anunciou nesta terça-feira (10) que suas ações ordinárias e warrants passam a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) hoje sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”, respectivamente. As ações da Eve fecharam com tombo de 23,47%, negociadas a US$ 8,66.

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Na última sexta-feira (6), as empresas já haviam aprovado a fusão entre a Zanite, uma Spac (companhia de propósito específico de aquisição) focada no setor de aviação, e a Eve.

“Hoje, comemoramos um marco histórico de uma jornada iniciada há quase cinco anos na EmbraerX, aceleradora de mercado da Embraer, líder no setor de aviação global”, disse André Stein, co-CEO da Eve, em nota. “Esta transação é uma facilitadora fundamental da nossa missão de nos tornarmos líderes em um mercado potencial de UAM (Mobilidade Aérea Urbana) de US$ 760 bilhões. Agradecemos a toda a equipe da Eve e da Embraer por todo o trabalho árduo, e aos nossos parceiros da Zanite, bem como aos nossos outros investidores pelo apoio”, acrescentou ele.

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A XP Investimentos analista o movimento do negócio entre Eve e Zanite positivamente. Os analistas reiteram a visão otimista sobre a Embraer, apoiada por:

  • Recuperação da aviação comercial para impulsionar a melhoria do desempenho operacional; e
  • Potencial de valor da Eve para suportar o prêmio de valuation da Embraer vs. histórico (EV/EBITDA 2022 de 8,3x considerando o guidance da Embraer para 2022 vs. média histórica de 7,5x).

O BTG Pactual (BPAC11) acredita que o mercado ainda não está precificando totalmente o projeto eVTOL no preço da Embraer e a aprovação da fusão contribui para a redução gradual do risco dessa opção de valor.

“Acreditamos que o valuation de 9,2x EV/EBITDA em 2022 da Embraer não precifica totalmente a opção de valor eVTOL, deixando espaço para uma reclassificação e nos levando a reiterar nossa recomendação de compra”, aponta o relatório. O preço alvo das ações da Embraer é de R$ 26.

Parceria entre Eve e Embraer

A Eve criou uma solução de UAM abrangente, prática e eficiente em termos de capital, com projeto e produção de veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), serviço e suporte, operações de frota e gerenciamento de tráfego aéreo urbano (UATM, na sigla em inglês).

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“Acreditamos que a Eve está em uma posição única para desenvolver, certificar e comercializar nossas soluções de UAM em escala global”, explicou Jerry DeMuro, co-CEO da Eve.

De acordo com DeMuro, o pipeline de pedidos para o lançamento é de 1.825 veículos, garantidos via cartas de intenção não-vinculativas, “composto por 19 clientes líderes em seus setores, que também investiram na Eve”.

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Em fato relevante publicado pela Embraer, a parceria estratégica entre as companhias é uma vantagem competitiva fundamental. Há uma licença isenta de royalties para a propriedade intelectual de fundo da Embraer para ser usada no mercado de UAM, bem como acesso a milhares de funcionários qualificados.

Também se inclui o uso da infraestrutura global da Embraer, de acordo com os termos de determinados acordos de serviços entre a empresa e a Eve.

O alinhamento estratégico com a Embraer também oferece à Eve importantes vantagens de custo e execução, porque busca escalar suas soluções de UAM globalmente.

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Victória Anhesini

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