Ícone do site Suno Notícias

Brasil “está pronto” para entrada na OCDE, diz diplomata

Brasil “está pronto” para entrada na OCDE, diz diplomata

Brasil “está pronto” para entrada na OCDE, diz diplomata

O diplomata indicado ao cargo de embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, afirmou que o País “está pronto” para entrar na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) “assim que a porta se abra”.

Forster declarou, em live organizada pela Apex, Amcham e Atlantic Council, que a entrada na Organização é prioridade para o Brasil. O indicado à embaixada ainda afirmou que vê sinergia entre as reformas econômicas e os requisitos exigidos pela OCDE.

O embaixador salientou que, entre os candidatos à entrada na entidade internacional, o Brasil é o que mais adotou instrumentos da organização, 82 de cerca de 250, segundo Forster. O País ainda aguarda análise de seu pedido para entrar no grupo criado para estimular o progresso econômico e o comércio mundial.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O indicado à embaixada também afirmou que o Brasil apresenta apoio dos Estados Unidos e espera uma definição dos países europeus sobre a necessidade da entrada de uma nova nação do continente na Organização. “Espero que possamos resolver isso rápido”, declarou.

Brasil é o primeiro da América Latina a solicitar entrada no GPA

Além da solicitação para entrar na organização internacional, Forster falou o pedido do Brasil para participar do acordo de compras governamentais (ACG, ou GPA na sigla em inglês) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Saiba  mais: Coronavírus: segundo OCDE, cenário “está maduro para corrupção”

De acordo com o indicado à embaixada, o País foi o primeiro da América Latina a fazer  o pedido de entrada e o sexto maior mercado de compras governamentais do mundo. “Há muitas oportunidades no País, especialmente com as necessidades de infraestrutura”, pontuou o diplomata

Saiba mais: Brasil faz pedido de adesão ao pacto de compras governamentais da OMC

O indicado à embaixada de Washington também salientou que a assinatura do pacto contribuiria com: aumento da transparência; redução da corrupção; fortalecimento das práticas de governança.

Brasil X OCDE

O Brasil coopera com a OCDE desde o começo da década de 1990, no entanto nunca chegou a ser efetivado no grupo. Os motivos para isso se devem a fatores tanto econômicos como geopolíticos, visto que a organização internacional é  formada predominantemente por países desenvolvidos. Em julho de 2017, o Brasil deu entrada no processo de ingresso na OCDE.

Sair da versão mobile